Desde 1968 - Ano 56

34.6 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioPolíticaPutin e Alan, mineiros, Marçal e Zé Teixeira, chororô, farra, avião e...

Putin e Alan, mineiros, Marçal e Zé Teixeira, chororô, farra, avião e cartunista

- Advertisement -

Tá dito: “Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro.” (Sigmund Freud)  

José Henrique Marques –

Visita – Em tempo, registro a visita dos amigos “das antigas”, Afonso Rodrigues Junior e Lupércio Marques – Afonsinho e Lupa. No bate papo-papo surgiu ideia de evento forte em Dourados no final do ano. Enquanto isso, Lupa está empenhado na participação do Grupo FG Empreendimentos, de Santa Catarina, na “Expocanas” de Nova Alvorada do Sul, de 29 de março a 02 de abril, e na organização do “Flashback” alusivo ao 1º aniversário do Clube de Imprensa de MS, em 30 de abril, no Buffet Ondara, em Campo Grande.

Putin e Alan, mineiros, Marçal e Zé Teixeira, chororô, farra, avião e cartunista

Cartunista – A partir desta terça-feira (20), o cartunista Winderson Rafael de Jesus Mendes se soma ao time de colaboradores da Folha de Dourados. Paulista e morando em Dourados há 8 anos é ingresso dos tempos da imprensa “de papel”. Ele tem 21 anos de carreira. Estamos juntos!

Putin e Alan, mineiros, Marçal e Zé Teixeira, chororô, farra, avião e cartunista

Raposa mineira – Na manhã da sexta-feira passada (17) esse escriba esteve na sede do Diretório Municipal do PSDB, para sorver um café com o amigo presidente Valdenir Machado. Também apareceram por lá o mineiro e ex-prefeito Braz Melo (MDB), o professor tucano e santista Roberto Padim e o também tucano Paulo Estevão. Foi um tempão de análises da conjuntura política tendo em vista as eleições municipais de 2024.

Raposa mineira 2 – Já se aproximando do meio-dia, ao despedir-me dos amigos, Braz alertou: “Zé, não se esqueça de que ‘política é como nuvem. Você olha e está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou’”, citando célebre frase do ex-governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto. Sorri, e saí.

Raposa mineira 3 – Menos de uma hora depois recebi a triste notícia da morte do deputado Amarildo Cruz. Os mineiros Magalhães e Braz têm razão. A ascensão política, por circunstâncias da vida, da professora Gleice Jane muda o cenário político de Dourados. Agora, além do professor Tiago Botelho e do vereador Elias Ishy, o PT tem a mandatária estadual para tentar voltar à Prefeitura. Cacifada, a moça tem carisma, é preparada, é ótima oradora, tem base sindical e tem partido no poder federal.

Putin e Alan, mineiros, Marçal e Zé Teixeira, chororô, farra, avião e cartunista

Prefeito – De um leitor da Folha de Dourados: “Depois do Reinaldo Azambuja, Dourados tem Riedel como prefeito. Talvez seja preciso abrir um concurso público para selecionar um alcaide para a segunda municipalidade de Mato Grosso do Sul ou, efetivamente, transformá-la em uma espécie de território ad hoc da governadoria”.

Cadê – Um mistério ronda a Câmara Municipal de Dourados. O vereador Tio Bupi (PSD) ainda não localizou o notebook que sua antecessora e companheira de partido, Daniela Hall, utilizava no mandato. A ex-presidente do Legislativo está licenciada para chefiar a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Convalescendo – Por conta das recomendações médicas que orientam o deputado Zeca do PT a permanecer em repouso durante o período de 15 dias, o evento de instalação da Frente Parlamentar para Acompanhamento da Implantação da Rota Bioceânica, que aconteceria na próxima quarta-feira (22/03), na Assembleia Legislativa, foi suspenso. O ex-governador é o coordenador da Frente, que tem adesão de 21 parlamentares.

Agro – Marçal Filho (PP) – o radialista, ex-deputado e líder de recente pesquisa (publicada em jornal da Capital) na corrida sucessória do prefeito de Dourados Alan Guedes (PP) anda percorrendo os bairros de Dourados em seu fusca caracterizado. Como tem, aparentemente, o povão do seu lado, ele pensa em buscar um vice ligado ao agronegócio. Ângelo Ximenes, presidente do Sindicato Rural, é uma das opções.

Agro 2 – Em movimento oposto, o deputado Zé Teixeira (PSDB), a principal liderança ruralista do Estado, precisa atrair líderes populares para seu projeto de substituir o combalido Alan Guedes na Prefeitura. Quem pensa que “seu Zé” está blefando vai cair do cavalo. É candidato.

Rússia – O Ministério Público Federal (MPF) bem que poderia checar as viagens dos ônibus escolares da Prefeitura de Dourados. Percorrem 10 mil quilômetros por dia transportando alunos da zona rural. Essa é a distância que separa Dourados de Moscou, na Rússia, de Putin. Tem verba federal nisso aí e, portando, não está apenas na alçada do “sonolento” Ministério Público Estadual (MPE).

Nas alturas – Alan Guedes tem sido visto no Aeroporto da Aplic, na BR-163, na saída para Caarapó. Vira e mexe embarca e desembarca por lá, inclusive com familiares.

Farra – A Prefeitura de Dourados continua despejando mensalmente milhares de reais no site de Maracaju e em outros “quetais” do Estado. Um deboche com o contribuinte douradense.

Chororô – Manos não foram presos no 1º DP de Dourados por providencial intervenção da OAB, depois de receberem voz de prisão. Em audiência com a presença de dois policiais de segurança, desacataram o delegado em oitiva de inquérito que investiga vazamento criminoso de informação para prejudicar uma parlamentar. Saíram de lá aos prantos.

Terra vermelha – A douradense Nilza Emy Yamasaki é a nova secretária-executiva de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS). Ela assumiu o cargo com a missão de aprimorar o atendimento e a qualidade dos serviços ao cidadão. Nilza é servidora pública federal há 23 anos.

Gabiru – Do professor Elecir Ribeiro Arce – “Hoje, 15 de março, estive na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cabeceira Alegre na Vila Industrial, para tomar a vacina bivalente, imunizante da Pfizer contra a Covid-19. Permaneci no local por duas horas, haja vista que o inicio da vacinação atrasou porque a internet caiu no momento e, sem ela, não há como entrar no sistema para visualizar a situação do cidadão (ã) que vai receber o imunizante. Enquanto aguardava a dose da vacina no braço, percebi a situação de caos daquela UBS, apesar do esforço e dedicação dos profissionais que lá trabalham. Vi pessoas ter que ir embora sem atendimento porque lá não estão fazendo nem coleta de sangue e de fezes. A servidora foi enfática, não estamos fazendo esses exames por falta de material para coleta. O mesmo aconteceu com uma paciente que recentemente havia passado por um procedimento cirúrgico e estava lá para a retirada dos pontos. Foi aconselhada a procurar outro local, porque naquela UBS não havia profissionais e nem insumos para a realização do procedimento. Se você for na UPA ou no Hospital da Vida também vai perceber que a saúde pública municipal não vai bem das pernas. Está na hora do Alan acordar e se mexer para resolver os problemas da saúde em nossa cidade!”

Baixeiro – A incompetência na gestão da saúde pública de Dourados provoca sofrimento do povo, baixos salários, falta de medicamento, de médicos, de insumos, de material de limpeza, de papel higiênico e também de aposentos dignos para os funcionários da UPA. Aos trabalhadores que trabalham 24, 36 ou até mais horas semanais, a direção da famigerada Funsaud disponibiliza colchões descartados, que eram de uso de pacientes, onde foram liberadas secreções humanas, sangue, fezes e urina. É o caos.

Putin e Alan, mineiros, Marçal e Zé Teixeira, chororô, farra, avião e cartunista

Dias difíceis – A semana que passou foi muito triste com as mortes dos amigos José Elias Moreira, Amarildo Cruz e Vilson Garcia. Foram cidadãos honrados que já fazem muita falta.  

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -