Desde 1968 - Ano 56

26.2 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioColunista'PSD', por José Tibiriçá Martins Ferreira

‘PSD’, por José Tibiriçá Martins Ferreira

José Tibiriçá Martins Ferreira (*) –

0 Partido Social Democrático que em terras lusitanas é nominado de Partido Social Democrata está sendo cortejado por muitos políticos este ano no Brasil em decorrência do seu crescimento nos últimos pleitos e por ter na figura de seu Presidente Gilberto Kassab um grande estrategista. Alguns foram eleitos pela sigla como Ratinho Júnior do Paraná, Eduardo Leite do Rio Grande do Sul, este oriundo do PSDB e por último agora o Governador Ronaldo Caiado de Goiás do União Brasil, foi candidato a Presidente da República pelo PSD em 1989. Depois de 47 anos retorna ao ninho com a intenção de ser o escolhido na convenção para concorrer novamente ao cargo de Presidente da República.

Em setembro de 1989 Ronaldo Caiado que era ligado a UDR esteve em Dourados e fez um bate papo no Colégio Objetivo a convite do professor Benê, estive lá e pude trocar umas palavras com ele, a reunião foi na quadra do colégio.

Em 2011 quando ajudei no retorno do PSD coletando assinaturas, ouvi de muitos politicos de Dourados que eram contrários a sua volta, diziam que não íamos conseguir o número suficiente para o seu retorno. Devido ao inchaço em seus partidos, li notícias recentes que políticos com mandatos estão flertando o PSD como meio para tentar se reeleger. É aquele ditado de que nunca posso dizer que dessa água não beberei, afinal as outras estão muito turvas.

Por ocasião do registro do partido houve até a impugnação via PTB/DEMOS junto ao TSE, mas dentre os pares apenas o Ministro Marco Aurélio de Mello, primo do ex senador Collor de Mello que estava filiado no PTB votou contra, mas o escore a favor foi de 6 X 1.

No MS em 2018 o médico Nelson Trad Filho se elegeu pelo PTB, mas poucos meses depois migrou para o PSD e tenta a reeleição. Seu irmão Fábio Trad, agora no PT se elegeu Deputado Federal pelo PSD, seu irmão Marcos Trad também foi eleito Prefeito de Campo Grande, foi candidato a Governador e não se elegeu, agora está no PDT. O neto do ex Governador Pedro Pedrossian se elegeu deputado estadual, foi o segundo mais votado, mas por causa da inegebilidade do Thiago Vargas tomou posse no seu lugar.

Hoje temos o vice governador Barbosinha no PSD, um vereador em Dourados, já tivemos dois que migraram para outros partidos e um conseguiu se eleger pelo PL em 2024. Vamos aguardar o que vai acontecer até o dia 05 de abril quando se abre a janela e como sempre haverá mudanças. Pretendentes a pleitos costumam analisar as quatro linhas e escolhem o caminho por onde podem ganhar o jogo. Esperamos ter bons atacantes porque o jogo vai ser pesado e a platéia está observando a arena atentamente.

(*) Advogado e produtor rural na Picadinha.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS