Projetos de Dourados conquistam Prêmio Cetran de Segurança no Trânsito
Geral – 17/10/2008
O Projeto “Dourados Madrugada Viva” é o vencedor na categoria Cidade do 7º Prêmio Cetran de Segurança no Trânsito. A entrega do troféu será em 14 de novembro, às 8h30 no auditório da Assomasul, em Campo Grande.
Nessa mesma categoria receberam o prêmio de Honra ao Mérito os projetos “Bicicleta Sinalizada”, “Carroceiro” e “Trânsito Humanizado” também desenvolvidos pela Prefeitura de Dourados, por meio da coordenação de Educação para o Trânsito com apoio de diversas instituições da área e do Cidade Educadora.
As cidades de Bonito, Três Lagoas, Camapuã e Caarapó também receberão o prêmio de Honra ao Mérito nessa categoria, já Nova Andradina é a campeã na categoria Escola, campo grande na categoria Jornalismo, três Lagoas na categoria Geral, Batayporã na categoria Atividade Remunerada e campo grande novamente na categoria Atividade Não Remunerada.
O Cetran é o Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul órgão coordenador do Sistema de Trânsito do Estado, vinculado a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública/SEJUSP.
O Prêmio Cetran de Segurança no Trânsito tem como conceitos indispensáveis os valores essenciais à vida, mobilidade humana, a segurança da criança no trânsito, ética e cidadania às produções dos trabalhos.
Neste evento também serão homenageadas as autoridades e dirigentes de órgãos de trânsito que colaboraram para a melhoria da qualidade de mobilidade das pessoas e a segurança no trânsito nos anos de 2007 e 2008.
Conheça os projetos de Dourados
O Madrugada Viva tem o objetivo de reduzir o número de acidentes de trânsito provocados por embriaguês. O trabalho foi realizado em diversos meses em 2008 quando equipes da Secretaria de Habitação e Serviços Urbanos, Guarda Municipal, Sest/Senat e Polícia Militar percorrem vários bares do centro da cidade, abordando as pessoas nas mesas, distribuiu materiais publicitários (fly e ‘bolacha’) e orientando sobre a importância de entregar a direção do veículo para uma pessoa que não consumiu álcool.
O projeto Bicicleta Sinalizada consiste em palestra educativa e instalação de adesivos refletivos em bicicletas e carroças, para proporcionar mais segurança especialmente durante a noite. A estimativa é que Dourados tenha pelo menos 140 mil bicicletas. Nesse ano, a Prefeitura adesivou aproximadamente trinta mil bicicletas e mil e quinhentas carroças, as quais são equipadas com placas refletivas metálicas, parafusadas nas laterais e na traseira. Já o kit das bicicletas possui película reflexiva ao sol e a luz no qual aumenta o foco de visibilidade do ciclista, evitando acidentes. Ao todo, são dez unidades de material reflexivo, fixado da seguinte forma: três na traseira, incluindo o banco de assento, três na dianteira, incluindo o guidon, dois na lateral esquerda e mais dois na lateral direita, no quadro da bicicleta. O trabalho de adesivagem é contínuo e, principalmente, gratuito, sem ônus nenhum para os usuários. Os adesivos podem ser retirados na secretaria municipal de Habitação e Serviços Urbanos.
Já o projeto Carroceiro entrega carteirinhas de habilitação aos carroceiros que participaram do curso de educação no trânsito promovido pela Secretaria de Habitação e Serviços Urbanos. O curso faz orientações sobre o uso do veículo de tração animal; regras de circulação; sinalização de trânsito e legislação; direção defensiva; primeiros socorros e cuidados com o animal. O cumprimento das regras será fiscalizado e terá acompanhamento pelos órgãos que desenvolveram o projeto Carroceiros – Superintendência de Transporte e Trânsito em parceria com a Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sest/Senat e Unigran. Segundo a Superintendência de Transporte e Trânsito de Dourados, existem no município pelo menos 2.100 carroças, que transitam diariamente no centro, bairros e também na rodovia MS-156 – entre Dourados e Itaporã, que dá acesso à reserva indígena.
O Projeto Trânsito Humanizado foi executado pelas diversas entidades que compõe o Comitê Temático Trânsito e elaborado em 2006 em cima dos princípios da Carta da Associação Internacional das Cidades Educadoras. Com atividades nesses três anos de execução, o Trânsito Humanizado que tem como objetivo disciplinar o trânsito da cidade com ações educativas que provoquem a humanização de conduta de todos os seus usuários, seja os motorizados, ciclistas ou pedestres, além de dar condições à comunidade envolvida de interpretar e respeitar os sinais de trânsito e normas básicas que dão segurança no seu dia-a-dia.
Entre as ações realizadas estão a formação de professores, universitários, alunos, carroceiros e agentes de saúde, através de palestras, cursos, campanhas educativas e paradas na rua. A idéia é tratar do assunto todos os dias com sensibilização nos ônibus, passeios ciclísticos, blitz educativas, entre outras atividades que tiveram repercussão positiva durante a apresentação de painéis no X Congresso Internacional das Cidades Educadoras, realizado em abril de 2008, em São Paulo. O projeto também pode ser acessado por meio do site oficial do Banco Internacional de Documentos das Cidades Educadoras (http://w10.bcn.es/APPS/edubidce/pubTemesAc.do?idtem=581&pubididi=2).
Fonte: Folha de Dourados



