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Projeto leva literatura regional a seis municípios de MS e distribui 2 mil livros

A escritora, professora e educadora ambiental Mara Calvis percorreu, entre outubro e novembro, seis municípios de Mato Grosso do Sul — Guia Lopes da Laguna, Aquidauana, Nioaque, Sidrolândia, Anastácio e Jardim — levando livros, histórias e reflexões sobre identidade cultural para alunos e professores da rede pública. A ação integrou o projeto “Ler, Conhecer e Preservar a Identidade Sul-Mato-Grossense”, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal, e realizado em parceria com a Solurb.

A iniciativa reforçou o compromisso de democratizar o acesso à literatura regional, aproximando crianças e educadores das raízes históricas, ambientais e culturais do Estado. Mara Calvis, que há décadas atua na educação ambiental e na divulgação da cultura local, intensificou o diálogo com escolas e bibliotecas, destacando o papel da leitura como instrumento de pertencimento, formação crítica e valorização da identidade sul-mato-grossense.

Ações que aproximam literatura e identidade

No total, 200 novos kits literários foram distribuídos nos seis municípios, reunindo 2 mil livros infantojuvenis com temáticas regionais. As obras passaram a integrar o acervo das bibliotecas públicas municipais e estaduais, ampliando as opções de leitura e pesquisa para professores e estudantes da rede pública.

Durante as visitas, Mara conduziu encontros com representantes das redes municipal e estadual de ensino, apresentando os dez livros que compõem o projeto e detalhando como seus conteúdos podem ser explorados pedagogicamente, abordando desde aspectos ambientais do Pantanal e Cerrado até tradições, fauna, flora e personagens que refletem o cotidiano sul-mato-grossense.

Além da atuação de Mara Calvis, o projeto reúne um conjunto de nove escritores que assinam as dez obras da coleção: Patrícia Lúcia (São Gabriel do Oeste), Douglas Calvis Crelis, Aline M. L. Rodrigues Calvis Crelis, Mara Calvis, Edilene Proença, Maria Auxiliadora Bezerra (indígena Terena), Luciana Souza, Alexandra Ferreira (Ribas do Rio Pardo) e Viviany Borges. Mara explica que, embora esteja presente em todos os livros, convidou professores e profissionais de diversas áreas para compor o grupo de autores, ampliando os olhares e conhecimentos que formam o conjunto.

O acervo distribuído reúne dez obras infantojuvenis escritas pelos nove autores participantes: “As Aventuras de Ygor, o Peixe Barbado – Nas Águas de Campo Grande/MS”; “As Aventuras de Ygor, o Peixe Barbado – Nas Águas de Mato Grosso do Sul”; “Alfabeto Ecológico do Pantanal de MS”; “Morgana e a Chalana – Pelas Águas do Pantanal/MS”; “Ñande Retã – Nosso Território. Povos Indígenas do Mato Grosso do Sul”; “Algumas Coisinhas que me Deixam Muito Feliz em Meu Mato Grosso do Sul”; “Tuco: O Tucano Bom de Bico e os Sabores de Mato Grosso do Sul”; “As Curiosidades de Tatá”; “Cacá – A Jaguatirica”; e “Jujuba – A Seriema Viajante: Sabores e Fronteiras de MS”. Todos esses títulos compuseram também a primeira etapa do projeto, realizada em 2022, quando foram levados aos nove municípios atendidos naquela fase, com a entrega de sete mil livros. Em 2025, os mesmos livros e autores retornam nesta segunda etapa, agora alcançando seis municípios adicionais.

“O que levamos às escolas é mais do que livros: é a oportunidade de as crianças reconhecerem a própria história nas páginas que leem. Quando elas se enxergam como parte do território, passam a cuidar melhor dele e isso transforma comunidades inteiras”, afirma a escritora.

O projeto inclui ainda a contação das dez histórias em vídeos, disponíveis gratuitamente no canal do YouTube de Mara Calvis. O material foi produzido com foco em acessibilidade: vídeos com tradução em Libras, além de narrações que atendem pessoas cegas, com baixa visão, não alfabetizadas e demais públicos da comunidade escolar. Ele pode ser acessado aqui: https://www.youtube.com/@LUCIMARA2100

Ao chegar a tantos municípios, o projeto reforçou o diálogo entre escola, cultura e território, permitindo que alunos e educadores se apropriem da identidade sul-mato-grossense de forma viva e significativa. “Ler, Conhecer e Preservar a Identidade Sul-Mato-Grossense” demonstra que, quando a literatura encontra apoio em boas parcerias e políticas culturais consistentes, ela se torna uma força capaz de inspirar conhecimento, pertencimento e novas possibilidades.

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