Início Estado Programa vai recuperar economia do bioma Pantanal

Programa vai recuperar economia do bioma Pantanal

Lançamento do Pró Pantanal, iniciativa do Sebrae, acontece em live organizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na próxima segunda-feira (12)
Para recuperar a economia do Bioma Pantanal, por meio de ações de apoio às micro e pequenas empresas localizadas no território, o Sebrae e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) lançam oficialmente o programa Pró-Pantanal.

A iniciativa será apresentada em uma live, realizada nesta segunda-feira (12), às 16h30 (horário de Mato Grosso do Sul), pelo link http://bit.ly/live-pantanal.
 
Ainda no evento online, o MAPA apresentará um conjunto de ações voltadas para mitigação, prevenção e combate a incêndios e queimadas nas áreas rurais do Pantanal brasileiro. Além disso, na data, uma nova parceria será anunciada com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Sebrae para a realização de estudos, ações de mobilização, capacitação de multiplicadores e identificação de iniciativas, que estimulem a sustentabilidade ambiental e produtiva no contexto do desenvolvimento rural e da agropecuária pantaneira.

Participam da live a ministra Tereza Cristina, o representante do Grupo BID no Brasil, Morgan Doyle, o diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (INMEP), Miguel Ivan Lacerda de Oliveira e o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles. Por Mato Grosso do Sul, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o governador do Estado, Reinaldo Azambuja. Já por Mato Grosso, o diretor-superintendente do Sebrae/MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro e o governador do Estado, Mauro Mendes.
 
Sobre o Pró Pantanal
Formatado pelo Sebrae nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o programa visa reduzir o impacto das queimadas na economia local por meio da dinamização das atividades econômicas e do estímulo a novos negócios nos dois estados brasileiros.

Além de contemplar o apoio à prevenção e combate a incêndios florestais, o programa também visa desenvolver o empreendedorismo no bioma, a partir da identificação de oportunidades inovadoras e de acesso aos mercados nacional e internacional, atuando em redes de transformação do ambiente de negócios e do território por meio da cooperação e fortalecimento da governança nas comunidades e Instituições que atuam no local.
 
Neste momento, são realizadas pesquisas com grupos focais que incluem produtores rurais, comerciantes locais, empresários do trade turístico e artesãos para identificar qual é a realidade de cada público, as dificuldades enfrentadas e as ações de melhorias e capacitação que podem ser feitas para promover a transformação.
 
Outras ações incluem governança local estabelecida comprometida e criação de novos núcleos de lideranças; promoção de um clima favorável para execução das atividades nos ambientes de negócios; oportunidades para o desenvolvimento dos pequenos negócios; adesão de parceiros estratégicos como prefeituras, sindicatos, associações, cooperativas, organizações do terceiro setor, ONGs, instituições de pesquisas e de ensino.
Sair da versão mobile