Desde 1968 - Ano 56

25.6 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioEstadoPrograma vai recuperar economia do bioma Pantanal

Programa vai recuperar economia do bioma Pantanal

- Advertisement -
Lançamento do Pró Pantanal, iniciativa do Sebrae, acontece em live organizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na próxima segunda-feira (12)
Para recuperar a economia do Bioma Pantanal, por meio de ações de apoio às micro e pequenas empresas localizadas no território, o Sebrae e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) lançam oficialmente o programa Pró-Pantanal.

A iniciativa será apresentada em uma live, realizada nesta segunda-feira (12), às 16h30 (horário de Mato Grosso do Sul), pelo link http://bit.ly/live-pantanal.
 
Ainda no evento online, o MAPA apresentará um conjunto de ações voltadas para mitigação, prevenção e combate a incêndios e queimadas nas áreas rurais do Pantanal brasileiro. Além disso, na data, uma nova parceria será anunciada com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Sebrae para a realização de estudos, ações de mobilização, capacitação de multiplicadores e identificação de iniciativas, que estimulem a sustentabilidade ambiental e produtiva no contexto do desenvolvimento rural e da agropecuária pantaneira.

Participam da live a ministra Tereza Cristina, o representante do Grupo BID no Brasil, Morgan Doyle, o diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (INMEP), Miguel Ivan Lacerda de Oliveira e o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles. Por Mato Grosso do Sul, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o governador do Estado, Reinaldo Azambuja. Já por Mato Grosso, o diretor-superintendente do Sebrae/MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro e o governador do Estado, Mauro Mendes.
 
Sobre o Pró Pantanal
Formatado pelo Sebrae nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o programa visa reduzir o impacto das queimadas na economia local por meio da dinamização das atividades econômicas e do estímulo a novos negócios nos dois estados brasileiros.

Além de contemplar o apoio à prevenção e combate a incêndios florestais, o programa também visa desenvolver o empreendedorismo no bioma, a partir da identificação de oportunidades inovadoras e de acesso aos mercados nacional e internacional, atuando em redes de transformação do ambiente de negócios e do território por meio da cooperação e fortalecimento da governança nas comunidades e Instituições que atuam no local.
 
Neste momento, são realizadas pesquisas com grupos focais que incluem produtores rurais, comerciantes locais, empresários do trade turístico e artesãos para identificar qual é a realidade de cada público, as dificuldades enfrentadas e as ações de melhorias e capacitação que podem ser feitas para promover a transformação.
 
Outras ações incluem governança local estabelecida comprometida e criação de novos núcleos de lideranças; promoção de um clima favorável para execução das atividades nos ambientes de negócios; oportunidades para o desenvolvimento dos pequenos negócios; adesão de parceiros estratégicos como prefeituras, sindicatos, associações, cooperativas, organizações do terceiro setor, ONGs, instituições de pesquisas e de ensino.
- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -