Programa oferece tratamento para fumantes deixarem o vício
SUS – 14/12/2007
Desde 2005 a Secretaria de Estado de Saúde (SES) oferece à população de Mato Grosso do Sul o Programa de Abordagem e Tratamento dos Fumantes que visa ajudar as pessoas viciadas em cigarro deixarem de fumar.
Para participar do programa é necessário entrar em contato pelo telefone 0800-611997, do Ministério da Saúde, ou com a equipe de Prevenção ao Tabagismo da SES. Logo após, a equipe encaminha a pessoa para a Secretaria Municipal de Saúde da cidade do interessado e, em seguida, o mesmo é inscrito para participar do programa na unidade de saúde capacitada mais próxima.
O programa está implantado em 17 municípios do Estado. Em Campo Grande existem cinco unidades de saúde que oferecem o tratamento. Todo o tratamento, inclusive com a doação dos medicamentos, é efetuado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e oferecido gratuitamente. A equipe do programa é composta por psicólogo, médico, enfermeira e assistente farmacêutico.
De acordo com a gerente técnica de Prevenção ao Tabagismo da SES, Albertina Martins de Carvalho, cerca de 200 pessoas que já passaram pelo programa conseguiram deixar o vício. Ainda segundo a técnica existem aproximadamente mil pessoas na lista de espera.
Fonte: Folha de Dourados



