Professor de Geografia da Rede Estadual de Ensino de Dourados há mais de 25 anos, Ataulfo Alves Stein Neto se apresenta como candidato a vice-presidente Regional da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) nas eleições que acontecem no próximo dia 02 de junho. Na tarde desta sexta-feira (16), ele visitou a Folha de Dourados.
A Regional de Dourados abrange além de Dourados os municípios de Caarapó, Itaporã, Douradina, Rio Brilhante e Nova Alvorada do Sul. Stein tem como suplente o professor Ivonei Batista da Silva, que foi presidente do SIMTED de Nova Alvorada do Sul e onde exerce o cargo de vereador eleito.
Stein e Ivonei são candidatos apoiados e também apoiam a Chapa 1 da Fetems e, ao lado da professora de Dourados Deumeires Morais, candidata a presidente da Federação, e do professor de Campo Grande Onivan Correa, candidato a vice.
Ataulfo Stein e Ivonei prometem continuar a luta por uma Educação Pública cada vez melhor, com qualidade no ensino e valorização dos professores e administrativos da educação da Regional de Dourados.
Trajetória
Ataulfo Alves Stein Neto atualmente é secretário de Finanças do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados (Simted), cargo que também ocupou nas gestões de 2009 a 2012 e 2021 a 2024. O educador também atua como presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Dourados-MS (Comdam).
O professor Stein está lotado na Escola Estadual Presidente Vargas de Dourados e milita na Educação e Meio Ambiente desde a adolescência. Foi vice-presidente Regional da Fetems de 2002 a 2005, onde teve participação importante nas comissões de negociação com os governos, iniciando naquela época uma trajetória de recuperação dos salários dos profissionais de educação da Rede Estadual de Ensino.
Sempre atuante na construção sindical em Dourados, seja do ponto de vista da estrutura física como a nova sede administrativa e ampliação da área de lazer pertencentes ao Simted, seja na luta pelos desafios da manutenção e ampliação nas conquistas de direitos dos profissionais das redes Municipal e Estadual de Ensino de Dourados.
O dirigente sindical afirmou ter aceitado esse novo desafio “por entender que tem muito a contribuir com sua capacidade de luta e experiência para os maiores desafios do movimento sindical da educação em MS”.
Segundo o candidato a vice presidente Regional de Dourados, as principais propostas da Chapa 01 para a Fetems são: a recuperação salarial do professor convocado e do administrativo da educação da Rede Estadual, a manutenção da lei do piso do magistério da Rede Estadual, a recuperação dos salários dos professores das redes municipais, através da construção e manutenção da lei do piso pra 20 horas, implantação do adicional do administrativo municipal educacional de Dourados, além de apoiar os Simteds dos municípios que compõem a Regional com suas pautas, através das demandas das categorias de magistério e administrativo educacional.
Eleição
No dia 2 de junho, em apenas uma cédula, o eleitor votará duas vezes: na primeira votação, para a chapa da executiva estadual; e na segunda, para a vice-presidência regional (representante da FETEMS na respectiva região).