Desde 1968 - Ano 56

27.9 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioPolíticaPresidente nacional do PT confirma pré-candidatura de Fábio Trad ao Governo de...

Presidente nacional do PT confirma pré-candidatura de Fábio Trad ao Governo de MS

Coube ao presidente nacional do PT, Edinho Silva, encerrar as especulações em torno do nome do ex-deputado federal Fábio Trad em disputar o governo de Mato Grosso do Sul, nas eleições de 2026. “Estou aqui para que a gente possa formalizar essa posição. Nosso candidato aqui é o Fábio, com uma posição construida dentro da direção (estadual) do PT”, disse Edinho em coletiva à imprensa, na tarde de ontem (13), na Colônia Paraguaia, em Campo Grande.

O articulador e responsável pela filiação de Fábio Trad ao PT é presidente regional, o deputado federal Vander Loubet, sempre em sintonia com as demais lideranças do partido em MS.

Edinho Silva esteve em Campo Grande dentro da programação da plenária estadual, realizada na Fetems, que reuniu na capital a maioria das principais lideranças petistas de Mato Grosso do Sul e centenas de militantes de todo o Estado.

Durante o evento, o nome da ex-primeira dama do Estado Gilda dos Santos, foi lançada como vice de Fábio Trad, reforçando o peso da chapa majoritária com Zeca do PT, que buscará mais um mandato de deputado estadual.

A visita de Edinho serviu para alinhar o diretório estadual às diretrizes nacionais, garantindo que o estado tenha uma candidatura própria robusta, de centro-esquerda para sustentar a campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na chapa majoritária, além de Fábio Trad, terá o deputado federal Vander Loubet como candidato ao Senado Federal.

Sobre o peso político de Mato Grosso do Sul no cenário nacional, Edinho destacou: “Aqui no Mato Grosso do Sul é uma direção muito forte, um partido que tem tradição e que, liderado pelo Zeca (do PT), já governou o estado. Nós inovamos nas políticas públicas; muitas das políticas construídas a partir do Mato Grosso do Sul inspiraram os nossos governos nacionais. Então, tenho muita confiança no resultado eleitoral”.

Na avaliação de Edinho Silva, há em MS um cenário de vitória para o PT, assim como em 1.998. “O nosso palanque vai ser muito forte. É um palanque liderado pelo quadro do Vander, com nossa chapa estadual forte liderada pelo Zeca, e a nossa chapa federal liderada pela Camila [Jara]. Nós temos muita confiança que o palanque do presidente Lula será vitorioso aqui.”

O presidente nacional do PT minimizou o impasse sobre o futuro da ministra do Planejamento, Simone Tebet, do PMDB, ele sinalizou que há espaço para diálogo, mas não em detrimento do projeto partidário: “Simone só acrescenta para nós. Ela é uma liderança por quem temos muito respeito, tem sido uma ministra brilhante. Nós queremos conversar com a Simone e ouvir o que ela quer fazer. Mas a Simone é uma liderança muito respeitada pelo Partido dos Trabalhadores”, pontuou, sem retirar o aval dado minutos antes à candidatura de Vander.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS