Desde 1968 - Ano 56

32.3 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioEconomiaPresidente da Ferroeste garante a Zé Elias que ferrovia passará por Dourados

Presidente da Ferroeste garante a Zé Elias que ferrovia passará por Dourados

- Advertisement -

José Henrique Marques

Na manhã desta terça-feira (23), o diretor-presidente da Ferroeste, André Luís Gonçalves, participou de reunião na residência do ex-prefeito José Elias Moreira, antes de se dirigir à Coamo.

Lá, nas presenças dos vereadores Fábio Luiz (Republicanos) e Jucelino Cabral (DEM) e de outros convidados da iniciativa privada e de membros da imprensa, o CEO da Ferroeste anunciou oficialmente que a ferrovia passará pelo Porto Cambira, depois no entorno de Dourados, na região do Serrito, Aeroporto de Dourados e Cidade Universitária para seguir a Maracaju.

André Gonçalves, desfez, assim, burburinhos dos últimos dias de que Dourados ficaria de fora do traçado da Nova Ferroeste que vai ligar Maracaju ao Porto de Paranaguá (PR).  

Mato Grosso do Sul e Paraná trabalham em conjunto neste momento para viabilizar os estudos econômicos, técnicos e ambientais, para que haja a concessão deste projeto à iniciativa privada, em leilão na B3, até novembro de 2021.

Investidores russos, chineses e europeus já manifestaram interesse no negócio que será o segundo maior corredor de exportação e importação do País, atrás apenas do Estado de São Paulo.

A empresa vencedora do certame vai construir esta nova malha ferroviária de 1.285 quilômetros de extensão, a um custo por volta dos R$ 20 bilhões. Quando iniciada, o prazo de conclusão da obra ficará entre 7 a 15 anos. Mato Grosso do Sul terá uma redução de 32% de custos no transporte da sua produção.

O traçado da Ferroeste passando por Dourados voltou à tona na época da ex-prefeita Délia Razuk e do ex-governador do Paraná Beto Richa, quando Zé Elias era assessor especial da Prefeitura tratando de projetos especiais de desenvolvimento. O atual governador paranaense, Ratinho Junior (PSD) também é grande incentivador da Ferroeste.

Tido como um dos melhores prefeitos na história de Dourados, Zé Elias luta pela implantação da ferrovia desde a década de 1970. Em abril de 1987, quando era deputado federal subiu à tribuna da Câmara e fez fundamentada e apaixonada defesa do empreendimento a fim de impulsionar o desenvolvimento de Dourados e região.  

Durante as articulações foi importante a participação do general Lourenço William da Silva Ribeiro Pinho, então comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, que abriu as portas de ministérios para Zé Elias, em Brasília.

O protagonismo de Zé Elias na retomada do projeto, levaram o CEO André Gonçalves e assessores à casa dele para atualização de informações. Depois do café da manhã com o ex-prefeito, os representantes da Ferroeste estiveram na Coamo.

De acordo com os vereadores Fábio Luis e Jucelino Cabral, a Câmara de Vereadores é parceira do projeto com anuência do presidente Laudir Munaretto (MDB).

Quanto à atual administração, ainda não há um posicionamento se abraçará ou não o projeto.

Presidente da Ferroeste garante a Zé Elias que ferrovia passará por Dourados
Presidente da Ferroeste garante a Zé Elias que ferrovia passará por Dourados
- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -