Unidades de Saúde reforçaram as equipes e ampliaram o horário para garantir que todo paciente que procurasse pelo serviço de saúde de urgência ou emergência durante o feriadão fosse prontamente atendidos pelos profissionais da saúde
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Seleta e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) receberam 2789 pacientes durante o feriadão de carnaval em Dourados. Para garantir o melhor atendimento e a fluidez nos horários de pico, a UPA montou uma escala com seis médicos das 13h à 1h da madrugada, efetivo que era reduzido para quatro das 1h às 13h, quando a procura por consultas de urgência e emergência costuma ser menor. “Atendemos determinação do prefeito Marçal Filho e organizamos uma escala de plantão para garantir que nenhuma pessoa ficasse sem atendimento médico de urgência e emergência nesse período”, explica Márcio Figueiredo, secretário municipal de Saúde.
No atendimento hospitalar de urgência e emergência, o Hospital da Vida revelou, mais uma vez, que carrega toda responsabilidade pelos pacientes da Grande Dourados, tanto que, em plena terça-feira de carnaval, a unidade estava com 106 pacientes internados, sendo que apenas 62 eram de Dourados e os demais da região. “Somos a única prefeitura entre as 79 de Mato Grosso do Sul que temos um hospital municipal e acabamos arcando com as responsabilidades que deveriam ser compartilhadas pelos demais entes da Federação, como Estado e a União”, ressalta Márcio Figueiredo.

A estratégia de colocar a UBS Seleta para concentrar os atendimentos aos moradores da região do Grande Flórida se mostrou acertada. A unidade realizou 118 consultas na segunda-feira, 195 na terça-feira e 84 consultas na quarta-feira. “A Seleta é importante para reduzir a pressão sobre a UPA e, aos poucos, as pessoas começam a entender que nesses períodos de feriado prolongado os atendimentos se concentram nos casos de urgência ou emergência, com as consultas eletivas ficando para os postos de saúde nos dias de agendamento”, reforça Márcio Figueiredo.
De 14 a 18 de fevereiro, período do carnaval, A Unidade de Pronto Atendimento de Dourados recebeu 2376 pacientes. Apenas até o início da tarde de terça-feira (17), por exemplo, tinham sido registrados 1994 atendimentos, sendo 305 de pediatria e 393 de ambulatório, no dia 14 de fevereiro; 290 de pediatria e 369 de ambulatório no dia 15; 408 de pediatria e 514 de ambulatório no dia 16; 365 de pediatria e 462 de ambulatório no dia 17 e 220 de pediatria e 256 de ambulatório até o começo da tarde do dia 18 de fevereiro.
Pela origem do endereço do Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde (CNS) dos pacientes é possível avaliar o volume de pessoas de outros município e até de outros Estados que buscaram socorro na UPA de Dourados durante o feriadão de carnaval. Teve paciente com CNS de São Luís do Quitunde (AL), de Manaus (AM), Alagoinhas (BA), Brasília (DF), Campo Verde (MT), Guarantã do Norte (MT), Araripina (PE), Candói (PR), Cascavel (PR), Curitiba (PR), Manoel Ribas (PR), Pato Branco (PR), Alto Paraíso (RO), Boa Vista (RR), Pacaraima (RR), Rorainópolis (RR), Porto Vera Cruz (RR), Santa Maria (RS), Capinzal (SC), Dionísio Cerqueira (SC), Itapema (SC), Lages (SC), Castilho (SP), Jacupiranga (SP), Mococa (SP), Palmital (SP), Presidente Prudente (SP), São Paulo (SP), Taguaí (SP), Tupi Paulista (SP) e até do Paraguai.
Entre os 2376 pacientes que passaram pela UPA de Dourados, de 14 a 18 de fevereiro, no período de carnaval, tinham pessoas com Cartão Nacional SUS com endereços de Amambai, Caarapó, Campo Grande, Coronel Sapucaia, Douradina, Glória de Dourados, Inocência, Itaporã, Jardim, Juti, Ladário, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Ponta Porã, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Três Lagoas e Vicentina.

HOSPITAL DA VIDA
O Hospital da Vida também registrou alta demanda no feriado prolongado de carnaval. No dia 14 de fevereiro, por exemplo, a unidade tinha 92 internações, sendo 55 pacientes de Dourados e os demais de cidades como Amambai, Angélica, Batayporã, Caarapó, Deodápolis, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Ivinhema, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante e Vicentina. No dia 15 de fevereiro, domingo, o número de internações subiu para 97, sendo 54 de Dourados e os demais da municípios da região, com destaques para Caarapó, com 8 pacientes; Itaporã, com 4 internações; Naviraí, também com 4 pacientes e Ponta Porã, com 5 pacientes internados no Hospital da Vida.
No dia 16 de fevereiro, segunda-feira, o número de internados no Hospital da Vida chegou a 98 pacientes, sendo 55 de Dourados os demais de cidades como Amambai, Angélica, Caarapó, Deodápolis, Eldorado, Fátima do Sul, Itaporã, Ivinhema, Juti, Mundo Novo, Navirai, Nova Andradina, Paranhos, Ponta Porã, Rio Brilhante e Vicentina. Já na terça-feira de Carnaval, o Hospital da Vida amanheceu com 106 pacientes internados, sendo 62 de Dourados e os demais da região, com destaque para Caarapó com 10 pacientes, Itaporã com 3, Vicentina com 3 e Ponta Porã com 4 internações.

