A Prefeitura de Dourados acaba de conquistar, através da Secretaria Municipal de Educação, destaque nacional com o Selo Ouro na 2ª edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, referente a 2025. O reconhecimento, concedido pelo Ministério da Educação, valoriza as redes de ensino que se destacam em políticas e ações para garantir a alfabetização das crianças na idade certa. A premiação faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que busca assegurar que todos os estudantes estejam alfabetizados até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
O selo avalia, entre outros critérios, as políticas públicas de alfabetização implementadas; a formação de professores e gestores; o monitoramento dos resultados de aprendizagem e o regime de colaboração entre União, Estado e Município. “A conquista representa o esforço coletivo de gestores, professores, coordenadores e demais profissionais da rede municipal, que vêm se empenhando para melhorar os índices de alfabetização”, afirmou o prefeito Marçal Filho ao ser informado sobre a conquista do Selo Ouro pela Prefeitura de Dourados.
O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, ressaltou o papel dos profissionais das escolas e as ações desenvolvidas pela rede. “Essa conquista é de cada profissional que está na sala de aula e nas escolas, acompanhando de perto o desenvolvimento das crianças”, argumentou. “Temos trabalhado com formação continuada, acompanhamento pedagógico e programas específicos de alfabetização, e os resultados começam a aparecer”, completou Nilson Francisco.
Na atual gestão, sob a liderança do prefeito Marçal Filho, o município intensificou as ações voltadas à alfabetização, com a implementação de programas de recuperação da aprendizagem, ampliação da formação docente, monitoramento sistemático dos indicadores educacionais e fortalecimento de projetos de leitura e escrita. “A conquista do Selo Ouro reafirma o compromisso de Dourados com a alfabetização e com a melhoria contínua da qualidade da educação”, finalizou Nilson Francisco da Silva.
De acordo com a edição 48 do Boletim Compromisso, das 5.595 redes que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), 4.872 realizaram a inscrição e 4.728 (97%) obtiveram o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. No contexto geral, entre redes estaduais e municipais, 2.285 foram contempladas com Selo Ouro; 1.896 redes foram contempladas com Selo Prata; 547 com Selo Bronze.
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é um reconhecimento a esforços e iniciativas exitosos das secretarias municipais e estaduais de Educação na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças. A iniciativa foi lançada por meio do Decreto nº 12.191, de 20 de setembro de 2024.
A principal meta da premiação é incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidos com o atingimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação e no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
O prêmio busca, ainda, reconhecer os esforços de gestão realizados pelas secretarias municipais de educação na implementação das estratégias estabelecidas no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, além de sistematizar e disseminar práticas exitosas de gestão das secretarias de educação, com vistas a estimular o compartilhamento de conhecimentos e de inovações nas políticas de alfabetização.

