Cidade – 18/11/2009
A Prefeitura de Dourados através da Secretaria Municipal de Assistência Social, abre nesta sexta-feira, às 19h, na Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), a Campanha Mundial 16 Dias de Ativismo – pelo fim da violência contra a mulher.
A cerimônia de abertura também vai homenagear o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro no Brasil. Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Itaciana Pires Santiago, serão 16 dias de campanha, em que foram programadas diversas atividades, entre elas, palestras e mini seminários nos bairros com o objetivo de massificar a conscientização pelo fim da violência contra a mulher e a Lei Maria da Penha, além de panfletagens, apresentações de filmes, entre outros.
“O objetivo da campanha é sensibilizar toda a sociedade sobre a violência contra a mulher, no sentido de tentar diminuir as incidências, mostrar seus direitos e incentivar as denúncias”, observou a Itaciana.
A Campanha Mundial 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher é um movimento internacional que tem sua origem no primeiro Instituto Global de Liderança das Mulheres, que foi patrocinado pelo Centro pela Liderança das Mulheres (CWGL), na Universidade de Rutgers, em 1991.
As participantes escolheram a data, 25 de novembro, que é o Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres e o dia 10 de dezembro, que é o Dia Internacional dos Direitos Humanos, com a finalidade de vincular de maneira simbólica a violência contras as mulheres com os direitos humanos. Em Dourados a campanha vai acontecer entre o dia 20 de novembro e 11 de dezembro.
PROGRAMAÇÃO
No dia 20 acontece a abertura oficial com apresentação cultural na Aced, às 19h. No dia 23, a campanha será divulgada na imprensa. No dia 25, acontece panfletagem na área central de Dourados.
No dia 26, às 8h, no CRAS da Reserva Indígena, será divulgada a Lei Maria da Penha. No Dia 27, aniversário do Programa “Viva Mulher”, estão programadas na sede do “Viva Mulher”, palestras e café da manhã e distribuição de flores.
Às 13h, no anfiteatro do Centro Administrativo Municipal (CAM), acontece seminário para a mulher servidora. No dia 28, na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), será apresentado o filme: “Viver sem violência – Direitos das Mulheres no Campo e na Floresta”.
No dia 1° de dezembro das 8h às 17h, será realizada no centro da cidade, uma ação do Programa DST/Aids, além de panfletagem. Às 14h, será realizado um mini seminário sobre “Violência contra a mulher e Lei Maria da Penha”, no CRAS da Vila Sulmat.
No dia 2, às 7h, na Aced, durante a Roda Empresarial, haverá distribuição do laço branco. Às 13h, na unidade de saúde da Vila Índio, será realizada uma palestra sobre “Violência contra a Mulher”. Também às 13h30, na Unidade de Saúde do Jardim Piratininga, acontece uma palestra sobre o mesmo tema.
No dia 4, às 8h, na Usina São Fernando, acontece panfletagem e laço branco. No dia 5, na UFGD, haverá apresentação do filme: “As Mulheres e os Direitos Humanos – Um X na questão”. No dia 9, às 13h30, no Cras do Parque do Lago II, acontece um mini seminário: “Violência contra a Mulher e Lei Maria da Penha”.
No dia 10, às 14h, no CRAS da Vila Cachoeirinha, haverá um mini seminário: Violência contra a Mulher e Lei Maria da Penha. E no dia 11, último dia da campanha, no CRAS do Jóquei Clube, acontece mini seminário, também abordando a violência sobre a mulher e a Lei Maria da Penha.
Fonte: Douradosagora