Dourados viveu nesta segunda-feira (8) um momento histórico. Após mais de quatro anos de espera, o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira voltou a receber voos comerciais regulares e o melhor: ligando o município aos principais destinos do Brasil e do mundo. O primeiro pouso da Latam Airlines ocorreu às 8h25, com cerca de 90% de ocupação. A aeronave Airbus A319, com capacidade para 144 passageiros, decolou de volta para o Aeroporto Internacional de Guarulhos às 9h40, conectando novamente a cidade ao maior hub aéreo da América Latina.
No voo inaugural de chegada estiveram presentes o prefeito Marçal Filho, as vereadoras Liandra Brambila, presidente da Câmara Municipal, e Karla Gomes, além do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), Everaldo Leite, secretários municipais e empresários locais. Os passageiros foram recepcionados pelo vice-governador José Carlos Barbosinha, que destacou a importância da retomada dos voos e a parceria entre município e Estado para tornar real esse momento importante.
Visivelmente emocionado, o prefeito Marçal Filho destacou o simbolismo da retomada dos voos e afirmou que o momento representa uma virada histórica para a cidade. “Nossa economia sofreu por conta do aeroporto fechado, mas agora vivemos uma nova fase para comemorar”, afirmou. “É uma alegria imensa”, enfatizou o prefeito. “Não existem nem palavras para descrever o que estou sentindo neste momento, porque, em apenas oito meses de gestão, conseguimos o que não haviam conquistado em anos, retomar os voos comerciais do nosso aeroporto”, completou o prefeito.
Marçal Filho destacou os esforços conjuntos para recolocar Dourados na malha aérea nacional com a reabertura comercial do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira. “Isso sempre foi um objetivo pessoal e da nossa administração, porque nos envergonhava muito ver a segunda maior cidade do estado sem voos regulares”, afirmou. “Hoje, viramos essa página”, disse Marçal, que desceu do Airbus A319 envolto na bandeira de Dourados.

O prefeito lembrou os desafios enfrentados para viabilizar a operação. “Antes de ser prefeito, eu sempre me perguntava, como Dourados pode ficar sem voos comerciais regulares?”, questionou. “Por isso, desde o início do mandato, colocamos isso como prioridade”, explicou. “Tivemos reuniões com a Agência Nacional de Aviação Civil, com o Ministério de Portos e Aeroportos, fizemos obras de infraestrutura, conversamos com várias companhias aéreas e a Latam topou o desafio”, prosseguiu. “Esse é o primeiro jato da Latam a pousar aqui, mas tenho certeza de que outras companhias virão. Nossa região é enorme, há muita demanda e acredito que, em breve, teremos voos diários”, declarou em coletiva à imprensa.
A Latam Airlines celebrou o início da operação em Dourados. A gerente de aeroportos da companhia, Elisa Pereira, ressaltou a importância estratégica da cidade para os planos de expansão da empresa. “Operar em Dourados pela primeira vez tem muita representatividade para nós”, afirmou. “Estamos buscando novos mercados e, com essa abertura, passamos a operar em 58 aeroportos no Brasil, um recorde histórico”, prosseguiu. “Este é um passo importante para o crescimento da Latam e também para estimular o desenvolvimento econômico de toda a região sul-mato-grossense, com destaque para Dourados”, relatou Elisa Pereira.

Gerente de aeroportos da Latam, Elisa Pereira, disse que a companhia irá estudar a possibilidade de ampliação de voos em Dourados
Elisa disse ainda que a empresa fará estudos de análise quanto a ampliação do número de voos semanais. “Estamos operando com três voos semanais, às segundas, quintas e sextas-feiras, mas acompanhamos constantemente os índices de ocupação e a demanda. Atualmente, por exemplo, atingimos 90% de ocupação dos demais voos, um resultado excelente”, explicou.
Com a retomada, Dourados volta ao cenário nacional de transporte aéreo e reforça sua posição estratégica como polo econômico e logístico do interior do país. O prefeito Marçal Filho já manteve conversas com as companhias Azul e Gol, que já operaram na cidade, e disse que o objetivo é ampliar a concorrência e opções de destinos.
Além disso, o novo terminal de passageiros, cuja construção começou no mês passado, terá um investimento significativo e deve ser concluído em dois anos. Para o prefeito, a obra mudará o patamar do aeroporto e consolidará Dourados como ponto de conexão para toda a região sul de Mato Grosso do Sul. “O retorno dos voos é apenas o primeiro passo”, afirmou. “Dourados agora entra em um novo patamar de desenvolvimento”, argumentou. “Nossa expectativa é que essa retomada seja um marco de crescimento econômico, geração de empregos e fortalecimento do turismo. Estamos construindo uma cidade mais conectada e preparada para o futuro”, finalizou Marçal Filho.
