Os proprietários rurais de Mato Grosso do Sul têm até este sábado (10) para realizar o cadastro obrigatório do plantio da safra 2025/2026 de soja no sistema da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). Segundo o órgão, ainda faltavam cerca de 1 milhão de hectares a serem cadastrados poucos dias antes do prazo encerrar.
De acordo com a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja de MS), quem não informar o plantio poderá ser multado em R$ 5.923, valor equivalente a 100 UFERMS (Unidades Fiscais de Referência do Estado). A exigência está prevista em legislação estadual.
A Iagro reforça que a declaração das áreas é fundamental para que as equipes de fiscalização possam monitorar o chamado vazio sanitário de 90 dias, medida que busca prevenir a disseminação da ferrugem asiática, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.
O Estado reúne cerca de 17 mil propriedades produtoras de soja, com destaque para municípios como Maracaju, Ponta Porã, Sidrolândia, Dourados e Rio Brilhante, que concentram as maiores áreas cultivadas.
Segundo o Campo Grande News, o cumprimento da obrigatoriedade é essencial para garantir o controle fitossanitário e evitar prejuízos à safra.

