Desde 1968 - Ano 56

15.5 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioDouradosPopulação de Dourados deve estar atenta à saúde mental na pandemia

População de Dourados deve estar atenta à saúde mental na pandemia

- Advertisement -

As videochamadas são uma boa ferramenta para afastar o sentimento de solidão causado pela quarentena. Fonte: Annie Spratt / Unsplash Link: https://unsplash.com/photos/9KsZmvSyHtY

A pandemia do novo coronavírus fez com que a população de Dourados mudasse completamente os seus hábitos. Na rotina foram incluídos cuidados mais intensos com a higiene, muitas pessoas precisaram se afastar de seus familiares e amigos e o desempregou assolou muitos cidadãos.

Nesse período de tantas mudanças, a preocupação com a saúde física ficou em ênfase, mas é necessário também se atentar à saúde mental e para mantê-la equilibrada vários hábitos podem ser realizados.

Estabelecer uma nova rotina em meio a pandemia é fundamental. Portanto, determine como serão os seus dias e o que será feito a cada horário. Essa simples atitude pode fazer com que a sensação de vida normal seja sentida.

Evitar o bombardeio de informações é uma das melhores maneiras de lidar com a ansiedade. Nos noticiários muito do que se diz é notícia negativa e, por mais que seja essencial saber do que acontece no mundo, tente fazer isso apenas uma vez ao dia ao invés de a todo momento checar os sites de notícias e programas de televisão. 

Caso esteja se sentindo sozinho aproveite a tecnologia para se aproximar das pessoas que ama. As videochamadas são uma boa ferramenta para isso e alguns aplicativos permitem a participação de grupos de pessoas durante as ligações.

A prática de exercícios físicos é uma das melhores formas de se manter saudável e ela auxilia na sensação de bem-estar. Durante a pandemia é possível se exercitar em casa e para isso muitas pessoas estão montando suas próprias academias.

Ter um pequeno centro fitness na residência dá ao usuário a oportunidade de ter uma prática esportiva flexível e personalizada de acordo com o gosto. E as pessoas parecem ter entendido isso em 2020. De acordo com dados fornecidos pelo Guia55, site de auxílio ao consumidor, as buscas por termos como “academia em casa” subiram mais de 30% desde Abril.

Se precisar busque ajuda

Estudos mostram que no passado as taxas de suicídio aumentaram em países que passaram por pandemias como as da Influenza e do SARS e especialistas apontam que essa situação pode estar se repetindo com a Covid-19.

Caso você esteja se sentindo deprimido ou passando por crises de ansiedade não hesite em buscar ajuda. Muitos terapeutas estão realizando sessões online e o próprio SUS possui uma rede de atenção voltada para o tratamento desses problemas.

Em Dourados é possível encontrar um Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) na Rua Ediberto Celestino, 1715 – Centro. Outra alternativa é o Centro de Valorização da Vida (CVV) que atende pelo telefone 188.

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -