No âmbito da “Operação Protetor dos Biomas – Desmatamento”, a Polícia Militar Ambiental (2º BPMA) de Mundo Novo flagrou a intervenção e o desmatamento irregular em uma área de Reserva Legal (RL) no município de Iguatemi. A fiscalização ocorreu na última terça-feira, 28 de outubro de 2025.
A guarnição da PMA verificou que a reserva legal da área, de propriedade de uma mulher, teve uma fração de sua vegetação nativa suprimida. A remoção da mata estava sendo realizada para a expansão de lavouras.
Diante da constatação, a atividade foi imediatamente paralisada. A proprietária foi autuada com base no Art. 51 do Decreto Federal 6.514/08, por destruir, desmatar, danificar ou explorar floresta ou qualquer tipo de vegetação nativa em área de reserva legal sem autorização do órgão ambiental competente.
A infração resultou na aplicação de uma multa de R$ 5.000,00. Além da multa, a PMA determinou a paralisação imediata do plantio de milho e abóbora na área desmatada, bem como de qualquer intervenção na Reserva Legal, visando a recuperação do dano ambiental.


