Quadro pintado à mão depois que pesquisador assistiu encenação da Festa de Reis Magos em Dourados

O professor Edward Ziff, radicado nos Estados Unidos, membro do Departamento de Bioquímica e Farmacologia Molecular da Universidade de Nova Iorque, presenteou, na sexta-feira (8), em Dourados, a herdeira das tradições da Folia de Reis no Município, Maria Benitez, em nome do resgate do evento cultural que foi conduzido por décadas pela festeira Eunice Benitez Ortiz, a ‘tia Eunice’, com um quadro que reproduz a celebração da cultura centenária pelas ruas da cidade.

Eunice, filha de Florilan Benitez, morreu no ano passado em consequência de complicações da Covid-19. Ainda em 2020 a Covid tirou do convívio da família também a herdeira dessa missão, Maria Felipa, uma das netas do pioneiro Benito Benites, que morreu há 12 anos, aos 93 anos de idade, e deixou o compromisso da realização da festa para os filhos Natalino, Florilan e Margarida Benites. Por muitos anos, o trio comandou a famosa ‘Folia de Reis’, agora conduzida por Maria que sucede a Eunice Benitez Ortiz.

Em 2019, quando passou por Dourados, o pesquisador Edward Ziff teve oportunidade de conhecer, a convite do servidor público federal da UFGD, Franz Mendes, o ritual da tradicional procissão e dança em homenagem aos Reis Magos, organizada pela Família Benitez, sinônimo da perseverança e da religiosidade perpetuada desde 1904. De volta aos Estados Unidos, aproveitou para transformar em quadro uma das imagens capturadas em foto da comemoração, além de produzir um documentário sobre a tradição.

Descendente da tradicional família, Maria Benitez se encontrou com o pesquisador Edward Ziff
Descendente da tradicional família, Maria Benitez se encontrou com o pesquisador Edward Ziff

Recepcionado por grupo de amigos e membros da família que conduz a celebração anual, Ziff entregou o quadro para a herdeira Maria Benitez e aproveitou para relatar que, depois de conhecer a Festa dos Reis Magos em Dourados, viajou por várias outras regiões do Brasil, mas sempre guardou essa boa lembrança. “Gosto muito do artesanato sul-mato-grossense e coleciono, no escritório em Nova York, por meio das fotos registradas nas viagens, um pouco do que vi aqui no estado de Mato Grosso do Sul”, disse, durante o encontro, promovido no escritório do deputado Barbosinha.

O deputado saudou o visitante e destacou a importância da manutenção dessa tradição religiosa que, ao longo dos anos, “passando de pai pra filho”, envolve a comunidade e une os membros da família. “Preservando as tradições, valorizando o aspecto cultural da Folia de Reis e mantendo a fé, a Família Benitez empresta grande contribuição para a nossa história, e agora, com esse presente do Edward Ziff, esse registro se imortaliza no formato do quadro que significa a visão do artista sobre um marco”, disse Barbosinha.

Comentários do Facebook