Tá dito: “Nunca é tarde demais para você ser o que poderia ter sido” (George Eliot)

José Henrique Marques

Fim – A campanha de rua dos candidatos a prefeito e vereador será encerrada neste sábado, véspera das eleições de domingo (15). Nesse período são permitidas carreatas, passeatas e entrega de santinhos, dentro das normas estabelecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), que fixou para o mesmo dia o prazo final para a promoção de debates entre os candidatos.

Sujeira – Como a Prefeitura de Dourados está sem empresa contratada para limpeza dos logradouros públicos, os locais de votação não serão limpos caso haja (como é costumeiro) “derrame” de material apócrifo na madrugada deste domingo.

Reais – Outro derrame comum em vésperas eleitorais em Dourados é de dinheiro podre para compra de votos na periferia da cidade. Será que haverá fiscalização?

Luto – Mato Grosso do Sul decretou luto oficial de três dias, por meio do governador Reinaldo Azambuja, devido ao falecimento do deputado estadual e candidato a prefeito de Naviraí, Onevan de Matos, nessa sexta-feira (13). Por meio de publicação, destacou-se os nove mandatos de Onevan como parlamentar pelo Estado.

“Pesquifakes” – As providências do Poder Judiciário a fim de inibir as fake news surtiram efeito nessas eleições. Tem, mas não tanto como nas presidenciais de 2018. Agora resta esperar o veredito das urnas para aferir a idoneidade de muitos “institutos” de pesquisas que apareceram por aí.

Positivo – Através de nota pública, o deputado federal Fábio Trad (PSD) revelou que está com covid-19. O primeiro exame deu negativo, mas o segundo confirmou o coronavírus. Apesar de estar com febre e cansaço, ele afirma que está bem e “em absoluto isolamento”, em Campo Grande.

Convalescendo – Já o ex-governador Zeca do PT e a esposa Gilda Santos recuperam-se bem da covid-19. O casal está em isolamento desde domingo passado na Capital, depois de sentir os sintomas em Porto Murtinho, onde passou alguns dias.  

Mano-a-mano – Uma coincidência: os candidatos favoritos a vencer o pleito deste domingo em Dourados, Barbosinha e Alan Guedes votarão no mesmo local e horário. Até aí, tudo bem, são homens educados. Mas, pode haver problemas entre apoiadores mais exaltados.

Agenda – Eis os horários e locais de votação dos sete candidatos a prefeito de Dourados:

  • Alan Guedes – 11 horas – Colégio Total – Vila Progresso
  • Barbosinha – 11 horas – Colégio Total – Vila Progresso
  • Jeferson Bezerra – 13 horas – Escola Wilmar Vieira de Matos – Jardim Rasslem
  • Joca do PT – 08 horas – Igreja São Francisco – Vila Planalto
  • Mauro Thronicke – 11 horas – Escola Presidente Vargas – Centro
  • Racib Harb – 14 horas – Escola Castro Alves – Centro
  • Wilson Matos – 10 horas – Escola Pedro Palhano – Jardim Europa
Comentários do Facebook