Desde 1968 - Ano 56

27.8 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioDouradosPena Fiel Contabilidade: ‘51 anos de história, dedicação e excelência’

Pena Fiel Contabilidade: ‘51 anos de história, dedicação e excelência’

Nesta segunda-feira (03), é dia de rememorar o legado Pena Fiel Contabilidade publicado no livro ACED 80 Anos – Uma História de Sucesso, lançado em 29 de maio de 2025; leia a seguir…

Fundada há mais de 50 anos, a Pena Fiel Contabilidade consolidou-se como referência em Dourados, Mato Grosso do Sul, por sua especialização no atendimento a micro, pequenas e grandes empresas. Com uma trajetória marcada pela responsabilidade, compromisso e transparência, o escritório evoluiu continuamente para oferecer soluções eficientes e personalizadas aos seus clientes.

A trajetória da Pena Fiel Contabilidade começa em 1974, quando o contabilista Odilon Azambuja fundou seu primeiro escritório, denominado Excelsior. Antes de empreender, Odilon tinha exercido a profissão no Escritório Mato Grosso, onde adquiriu experiência na área.

Posteriormente, Odilon uniu-se ao contador e amigo Armando da Silva Neto para expandir o seu negócio. “Foi um sucesso. Ganhávamos um bom dinheiro, preenchendo recibos e emitindo notas o dia todo. A rua, na época, já era bastante movimentada e havia um comércio diversificado”, recorda Odilon.

Com o passar do tempo, Odilon Azambuja optou por encerrar a sociedade e conduzir sozinho o seu escritório. A decisão mostrou–se acertada e, com sua bagagem profissional, fundou a Pena Fiel Contabilidade. Inicialmente, a empresa funcionava na Rua Onofre Pereira de Matos, em um imóvel mais afastado, com fachada de vidro, permanecendo nesse endereço até 1976. Em seguida, mudou-se para a Avenida Marcelino Pires, entre as ruas Toshinobu Katayama e Mato Grosso, onde permaneceu até 1985. Nesse ano, estabeleceu-se definitivamente em sede própria na Avenida Joaquim Teixeira Alves.

Paralelamente à função desenvolvida no escritório, Odilon in vestiu na sua formação acadêmica, cursando Ciências Contábeis e Economia em Marília (SP), já que, na época, Dourados não dispunha de uma faculdade na área.

Quanto à equipe da Pena Fiel, ela era composta por colaboradores dedicados, entre eles Adelíbio Azambuja (irmão de Odilon), Walter Marques Machado e Jairo Lucas Azambuja Martins. Com o crescimento da empresa, novos profissionais se uniram ao time, como Francisco Osvaldo Libório de Alencar, Francisco Ivan Libório de Alencar, Edvan Bonetti, José Rodrigues de Souza, Damião José da Silva, Jivaldo Vitor de Araújo, Wagner Lima Coimbra, Vilson Bonetti, Clorivaldo da Silva Soares, Afonso Luna de Alencar, Antônio Carlos da Silva Cacheffo, Dirceu Zanon, Leani Fazioni Silva, Lourdes Lopes Neves e Terezinha Morais dos Santos. “Alguns seguiram outros rumos, enquanto outros permanecem até hoje, como é o caso do Edvan, que atualmente é um dos proprietários”, comenta Odilon.

Depois da consolidação da empresa, Odilon decidiu que seria o momento de diversificar seus investimentos e de se dedicar a outros projetos. Assim, há 15 anos, optou por vender o escritório para os funcionários mais antigos, oferecendo condições flexíveis de pagamento ao longo dos anos.

De colaboradores a proprietários

Edvan Bonetti, Vilson Bonetti, Jivaldo Vitor de Araújo, Clorivaldo da Silva Soares e Wagner Lima Coimbra aceitaram o desafio de assumirem como sócios, em 1992. Mas, para tanto, enfrentaram muitas dificuldades. A maioria iniciou a trajetória profissional como office boy, época em que as tarefas de escritório eram realiza das utilizando-se bicicletas. A propósito, conta Edvan Bonetti:

Tanto eu como os meus sócios passamos por vários cargos dentro da Pena Fiel. Eu, por exemplo, entrei muito jovem, aos treze anos de idade, iniciei como office boy e, aos poucos, cresci dentro da empresa, passei pelo setor de arquivo/ fiscal/contábil, enfim, nos mais diferentes postos até chegar a oportunidade de arrendar com os meus só cios a Pena Fiel.

O grande interesse dos amigos em aprender sobre contabilidade conquistaram gradualmente a confiança de Odilon Azambuja, a quem consideram um verdadeiro professor. “O Odilon sempre nos deu a oportunidade de crescer dentro da empresa. É claro que, para isso, sempre buscávamos desenvolver o melhor trabalho”, relata Edvan.

Ao relembrar os primeiros anos, Odilon destaca o comprometi mento dos sócios. “Sempre foram profissionais excelentes, dedica dos e, juntos, cresceram com a empresa”, diz. “Esses profissionais consolidaram a empresa ao longo dessas cinco décadas, por isso os admiro e os considero, acima de tudo, como verdadeiros amigos”.

Com a saída de Wagner e de Jivaldo da sociedade e com o fale cimento de Vilson Bonetti e Clorivaldo da Silva Soares, atualmente o escritório é administrado por Edvan Bonetti, proprietário, e por Leani Fazioni Silva, gerente. No quadro societário ainda estão Jivanete Vitor de Araujo Bonetti, esposa do Vilson Bonetti (in memo riam) e Janete Vitor de Araujo Soares, esposa do Clorivaldo da Silva Soares (in memoriam).

Após deixar a administração da Pena Fiel, Odilon voltou-se para investimentos na área rural e assumiu cargos na esfera pública, incluindo o de secretário municipal de Fazenda (1989-1992), o de gerente regional da Sanesul (2007-2012) e o de vice-prefeito de Dourados no mandato do prefeito Murilo Zauith (2013-2016).

O contabilista esclarece:

Por conta da contabilidade, renunciei a várias oportunidades na minha vida, como assumir um cargo de auditor fiscal na Receita Federal e uma secretaria de Estado no go verno de Wilson Barbosa Martins. Mas não me arrependo. Hoje, o escritório segue firme, administrado por pessoas íntegras e competentes, crescendo junto com a cidade e mantendo viva uma história que começou há mais de cinco décadas.

Serviços oferecidos

Contando com uma carteira de clientes composta por centenas de empresas e uma equipe de 18 colaboradores, o escritório Pena Fiel se estabeleceu como um dos mais tradicionais escritórios de contabilidade de Dourados. Entre os serviços ofertados, destacam–se: abertura de empresas – facilita o processo de obtenção de CNPJ e a estruturação contábil completa, tornando o serviço rápido e descomplicado; abertura de filial – oferece suporte estratégico para empreendedores que desejam expandir seus negócios, garantindo um planejamento adequado; assessoria contábil – auxilia na toma da de decisões empresariais, orientando sobre o enquadramento fiscal mais adequado e fornecendo insights financeiros valiosos; assessoria fiscal – realiza análises preventivas e acompanhamento

Pena Fiel Contabilidade: ‘51 anos de história, dedicação e excelência’

contínuo, assegurando o cumprimento das obrigações fiscais vi gentes e evitando possíveis contingências; consultoria contábil – dá suporte especializado em decisões estratégicas, contribuindo para o crescimento sustentável das empresas atendidas.

Entre as ferramentas e recursos disponibilizados aos clientes, evidenciam-se os seguintes: agenda tributária, que mantém os clientes informados sobre as obrigações fiscais estaduais, federais e trabalhistas, evitando atrasos e penalidades; tabelas práticas, com informações atualizadas sobre recolhimentos em atraso, Simples Nacional, Imposto de Renda e alíquotas, o que facilita o planejamento financeiro; e formulários diversos, ou seja, modelos de documentos essenciais, como termos de rescisão, homologação e quitação de contrato de trabalho com vistas a otimizar processos internos.

Diferenciais competitivos

É importante registrar que a Pena Fiel Contabilidade sobressai–se no mercado por diversos fatores que a diferenciam dos concorrentes, por exemplo, experiência e tradição, uma vez que acumulou conhecimento profundo do mercado local e das necessidades específicas de seus clientes; equipe especializada: profissionais alta mente qualificados, comprometidos em oferecer soluções persona lizadas e eficazes; transparência e comprometimento: valores que norteiam todas as operações, garantindo relações de confiança e longa duração com os clientes.

Mais histórias do livro

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS