fbpx

Desde 1968 - Ano 56

26.7 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioDouradosPela primeira vez, PT Dourados lança mulher à presidência e apresenta carta-programa...

Pela primeira vez, PT Dourados lança mulher à presidência e apresenta carta-programa da chapa

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Dourados oficializou a inscrição da chapa “PT Dourados com raízes no povo e olhos no futuro” para o Processo de Eleição Direta (PED) 2025, que definirá a nova direção municipal da legenda. A candidatura de Rosa Dantas representa um marco na história do PT em Dourados porque é a primeira vez que uma mulher disputa o cargo máximo do diretório local.

A confirmação da candidatura foi feita pela Secretaria de Organização do PT, logo após o encerramento do prazo de inscrições, na última sexta-feira, 2 de maio. Com mais de três mil filiados, Dourados é considerada uma cidade estratégica no cenário político do Mato Grosso do Sul.

A chapa é composta por 56 nomes que concorrem ao Diretório Municipal, Conselho Fiscal e Comissão de Ética e Disciplina. A proposta política apresentada destaca o compromisso com uma gestão participativa, plural e conectada com os desafios atuais da cidade e do partido. A construção da chapa foi pautada por critérios de paridade de gênero, cotas étnico-raciais e de juventude e contou com o apoio de todas as correntes internas do PT em Dourados, incluindo CNB (Construindo um Novo Brasil), Articulação de Esquerda (AE), Democracia Socialista (DS), Grupo dos Independentes, Núcleo Universitário e o mandato do vereador Franklin.

Rosa Dantas é doutora em Educação e mestre em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde atua como servidora desde 2010. Graduada e especialista em Letras pela UEMS, Rosa tem uma trajetória marcada pelo engajamento social e político. Já foi dirigente sindical no SINTEF (Sindicato dos técnicos da UFGD), coordenadora da Associação de Pós-Graduandos da UFGD e é uma das fundadoras da Associação de Voluntários do Hospital Universitário.

No PT, a candidata integra o Diretório Municipal pela segunda vez, faz parte da Executiva, da Secretaria Municipal de Comunicação e da Secretaria Municipal de Mulheres. Também coordenou campanhas eleitorais importantes, como a do Senado em 2022 e a disputa pela prefeitura em 2024, além de ter papel decisivo na formação da chapa da sigla para a Câmara de Vereadores.

O PED 2025 marca o retorno do modelo de eleições diretas no PT após 12 anos. Além das disputas municipais, o processo também definirá as novas direções estaduais e nacionais do partido. No Mato Grosso do Sul, concorrem à presidência estadual o deputado federal Vander Loubet e o atual vice-presidente do PT-MS, Humberto Amaducci. No plano nacional, cinco nomes estão na disputa, representando diferentes correntes internas: Edinho Silva (CNB), Valter Pomar (AE), Romênio Pereira (Movimento PT), Rui Falcão (Novo Rumo) e Washington Quaquá (CNB dissidente)

A eleição está prevista para ocorrer no dia 6 de julho com participação direta dos filiados em todo o país.

Veja a tese política da chapa:

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS