O cabo Hércules Freire, da Polícia Militar do Ceará, que salvou dois banhistas de 17 e 20 anos se afogando na Praia da Iracema, em Fortaleza, estava de folga com a família e entrou no mar após ser alertado pelo filho de que os jovens corriam risco. O resgate aconteceu na segunda-feira (12) e foi registrado por câmeras de videomonitoramento.
Freire é membro do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) e estava com a família próximo à Ponte de Ingleses. Ele foi alertado pelo filho mais velho, de 11 anos, dos jovens se afogando. “De imediato, sem pensar, eu tirei aqui a calça, que eu estava de calça, e corri para dentro do mar para poder fazer esse resgate”, relatou.
O militar disse que os dois estavam um ponto próximo à construção inacabada da ponte, a cerca de 100 metros de distância da faixa de areia. Ao g1, ele contou que tem experiência com nado no mar e até já salvou duas crianças que se afogavam próximo à faixa de areia, mas nunca teve instruções de salvamento para um ponto tão distante da praia.
Quando começou a nadar em direção aos dois, ele recebeu de outro banhista um flutuador (espécie de boia retangular) para ajudar no resgate. Ao alcançar os jovens, Freire encontrou o rapaz semiconsciente, enquanto a moça se debatia na água.
O policial conseguiu amarrar o flutuador ao pé, entregar o item aos dois e começar a nadar em direção à praia.
“Naquela loucura lá, [estava preocupado] se eu conseguia salvar um, se eu conseguia salvar dois, mas a todo momento eu queria salvar os dois. Aí até que em determinado momento eu consegui amarrar o cordão [do flutuador] na minha perna e vim nadando, puxando os dois e pedindo calma a ela”, relatou.
A jovem resgatada tem 17 anos, enquanto o homem tem 20 anos. Ao chegar na faixa de areia, o policial precisou de ajuda para retirar o homem da água, quase inconsciente. Após serem retirados do mar, eles receberam os primeiros socorros. Depois, as vítimas foram levadas para uma unidade de saúde, onde passaram por atendimento médico.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/W/o/ZzWBlUQK2fplc4e3SBBg/banhistas-sobreviveram-mas-ainda-nao-ha-detalhes-sobre-o-estado-de-saude-deles.jpg)
Banhistas sobreviveram, mas ainda não há detalhes sobre o estado de saúde deles. — Foto: Reprodução
O filho do policial gravou o momento em que os jovens recebem a apoio e elogiou a ação do pai. A cena repercutiu nas redes sociais em Fortaleza. “Meu pai salvou aqui um homem e uma mulher que estavam no fundo do mar. Avisei meu pai e ele foi (até o mar). Ele foi o salva-vidas. Te elogio muito”, diz a criança.
Ao g1, o cabo Hércules Freire disse que ficou feliz por ter conseguido salvar os dois, apesar da falta de prática neste tipo de resgate.
“Ficou a sensação de dever cumprido e a felicidade que meu filho me enxergando como herói, me enxergando como um herói, dizendo que me admirava. E quando, na verdade, quem percebeu a situação foi ele. E eu até expliquei para ele que ‘se você acha que eu sou herói, você também é, porque você de pronto não hesitou, olhou a situação e viu até o seu pai informar'”, afirmou. “A todo momento eu pedia a Deus para me dar força para salvar os dois. Para salvar os dois. E como os dois saíram são e salvo, aí veio a sensação de felicidade”. (Informações g1)


