Um outdoor instalado na Rua Manoel Santiago, em frente à Faculdade Anhanguera e próximo da FADIR/UFGD, tem chamado a atenção em Dourados com a mensagem “Homens, precisamos de vocês”, acompanhada de um QR Code que leva a conteúdos informativos sobre assédio e canais de denúncia.
A iniciativa é do vereador Franklin (PT) e da deputada estadual Gleice Jane (PT), como parte da divulgação da Lei nº 5.344/2025, que instituiu a campanha permanente “A rua é pública, meu corpo não!”. A legislação tem como objetivo conscientizar e combater o assédio sexual e outros crimes contra a dignidade sexual de mulheres nos espaços públicos da cidade.
A iniciativa é do vereador Franklin (PT) e da deputada estadual Gleice Jane (PT), como parte da divulgação da Lei nº 5.344/2025
A lei prevê medidas como campanhas educativas, programas de formação para servidores que atendem vítimas de violência, reforço da iluminação pública e do monitoramento pela Guarda Municipal, além da instalação de placas com orientações de segurança e canais de denúncia.
Com frases de impacto como “Assédio não é elogio. É violência” e “A rua é pública. O corpo das mulheres não”, a campanha reforça a urgência de prevenir a violência, proteger os direitos humanos das mulheres e mobilizar toda a sociedade – em especial os homens – a se posicionarem contra o assédio.
A lei foi aprovada e sancionada em maio de 2025, mas até o momento não houve ações da gestão municipal para implementar os dispositivos previstos. Diante disso, Franklin e Gleice iniciaram a divulgação da campanha de forma independente.
Além do outdoor, estão previstas novas ações nas próximas semanas, como blitzes educativas e a distribuição de materiais informativos com orientações para identificar situações de assédio e divulgar os canais de denúncia.