Dois homens investigados por integrar um grupo criminoso suspeito de atrair vítimas por aplicativos de namoro e redes sociais para praticar roubos, extorsões, estupros e cárcere privado foram presos na manhã desta sexta-feira (26), durante a Operação Pilot, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia. Além das prisões, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no bairro da Federação, em Salvador.
Os presos foram identificados como João Gabriel Ornelas Ramos e Rafael Gonçalves Mendes, ambos de 23 anos. Segundo as investigações, o grupo marcava encontros com as vítimas por meio de aplicativos de relacionamento e, após conquistar a confiança delas, as levava para um imóvel, onde eram mantidas em cárcere privado sob ameaça de armas de fogo e armas brancas. Durante a ação criminosa, as vítimas eram obrigadas a desbloquear celulares, realizar transferências bancárias e entregar cartões, dinheiro e outros bens. Em alguns casos, também houve registro de violência sexual.
De acordo com a Polícia Civil, cinco inquéritos policiais deram origem à operação, mas a suspeita é de que o grupo tenha feito mais de 15 vítimas. As investigações continuam para identificar outros integrantes da organização criminosa e localizar novas vítimas.
(Informações R7)



