fbpx

Desde 1968 - Ano 56

19.9 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioPolíticaO 'Rei' e o muro, tiro no pé, lixos ideológicos e douradense...

O ‘Rei’ e o muro, tiro no pé, lixos ideológicos e douradense em destaque

Juca Vinhedo –

“Creio que o PSDB vai passar por um processo, não de incorporação, mas de fusão ou federação para encorpar o tamanho e ter um projeto nacional para 2026”.

Não vejo PSDB validando a continuidade do que está aí. É o governo do Lula, do qual a gente sempre foi antagônico e piorou muito nesse terceiro mandato”. 

“Em Mato Grosso do Sul, não temos dificuldade de conversar com o PSD, do Kassab e do Nelsinho; com o Republicanos, do Marcos Pereira. E aqui tem o Vaz, tem o Herculano, tem o Neto, que são lideranças”.

“Também não temos dificuldade com o MDB e suas lideranças: André Puccinelli, Waldemir Moka, Junior Mochi, Renato Câmara, Marcio Fernandes e a própria ministra Simone Tebet (do Planejamento), dialogam muito bem com o governador Eduardo Riedel. E tem mais: não temos dificuldade em conversar com o Podemos, da Renata Abreu e da senadora Soraya Thronicke”.

(Ex-governador Reinaldo Azambuja, em entrevista ao jornal “O Estado”, publicada no último dia 2).

Comparações absurdas

O deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) praticou, neste feriadão, o esporte predileto dos bolsonaristas: atacar o ministro Alexandre de Moraes, do STF. Ele chamou o magistrado de “Alexandre do Hamas”, (grupo terrorista palestino”. Disse ainda que as decisões de Moraes são “aberrações” e “absurdas”. Tudo porque o ministro é o principal algoz dos que tentaram dar um golpe contra a democracia brasileira.

Cortina de fumaça

Pollon aumenta o tom das críticas ao ministro talvez para se contrapor aos ataques que recebeu de próprios “amigos” da chamada “direita”, os quais insinuaram que o parlamentar sul-mato-grossense estaria usando o Movimento “Pró-armas” para aumentar o faturamento da empresa da família, caso que repercutiu amplamente na mídia em Mato Grosso do Sul.

Pensando nelas

Uma série de eventos estão programados pelo Senado Federal para marcar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo dia em 8 de março. Neste ano, a Campanha Março Mulher tem o tema “A igualdade não pode esperar” e foi lançada ainda em fevereiro com a realização de uma sessão solene e a abertura da exposição “Pequim+30 e a Igualdade de Gênero no Parlamento Brasileiro”. Dentre as atividades previstas, constam também a iluminação da fachada do Congresso Nacional na cor roxa a partir desta sexta-feira (7), a realização de seminários e o lançamento de documentários.

O Brasil não é “deles”

A repercussão da conquista do Oscar de melhor filme estrangeiro para “Ainda estou aqui” demonstra a verdadeira face dos grupos extremistas: não importa o que é bom para o país, se qualquer coisa não se encaixe no figurino da visão estreita e discriminatória que lhes movem. Identificar e repelir esses lixos ideológicos é o melhor caminho para a humanidade.

Parada ou retrocedendo?

“A principal preocupação no momento é evitar a devolução da ambulância enviada pelo Governo Federal, que está parada na superintendência do Ministério da Saúde, em Campo Grande, desde abril de 2024”. A frase consta de matéria atribuída ao vereador Franklin Schmalz (PT), que participou recentemente de reunião para discutir sobre atrasos na implantação do SAMU Indígena em Dourados.

É para frente que se vai

Se a ambulância destinada pelo governo federal para o SAMU de Dourados continuar parada em Campo Grande, o destino certeiro será a devolução, ou mesmo a transferência para outra finalidade da área de saúde. Prefeitura, Estado, SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena e DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) sabem de suas atribuições. O que é preciso, é cada um assumir a sua parte, não apenas constatar os entraves.

Douradense em destaque

A douradense Gleice Jane, deputada estadual pelo PT foi eleita presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Assembleia Legislativa de MS. O vice-presidente escolhido é o deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos). A comissão tem como objetivo, entre outros, zelar pela defesa dos direitos do consumidor, mantendo intercâmbio com órgãos governamentais e não-governamentais.

Impeachment, não!

Em convite que fez ao lado do deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), o ex-presidente Jair Bolsonaro conclamou os correligionários de Mato Grosso do Sul a comparecerem, no próximo dia 16, às 10 horas, em uma manifestação programada para Copacabana (RJ). A pauta, segundo o líder político, será a “anistia e defesa a democracia”. Sobre o impeachment de Lula, defendido por Nogueira, nem uma palavra.

Na frigideira

Informações de bastidores dão conta de que o presidente Lula cogita demitir a ministra Cida Gonçalves, das Mulheres, para pôr no lugar a senadora Tereza Leitão (PT), de Pernambuco, e, assim, abrir uma vaga no Senado para o partido Republicanos. Outra aposta é a demissão da ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, para dar a vaga para o PSD. Pelo sim, pelo não, os boatos prejudicam o trabalho da ministra Cida Gonçalves, às vésperas do Dia Internacional da Mulher, principalmente em relação a ações mais firmes contra a violência doméstica e o feminicídio. O presidente Lula, ao que parece, tem interesse na fritura, porque não se move para pôr fim às fofocas.

A história se repete

Assim como no Brasil, a Suprema Corte dos Estados está sendo o poder que garante o equilíbrio das forças políticas naquele país. O Tribunal Unidos rejeitou nesta quarta-feira (05/03) a tentativa do presidente do país, Donald Trump, de bloquear o pagamento de 2 bilhões de dólares a organizações de ajuda internacional por trabalhos já realizados para o governo. Já está na hora do líder extremista começar mostrar a perceber que ele não é o dono do mundo.

Todo cuidado é pouco

O boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) na quarta-feira (5) registra 1.556 casos novos de Covid-19, somente em 2025. Em números relativos, Ponta Porã foi a cidade com maior incidência, com 116 registros. A capital, Campo Grande, teve 271 novos casos. Em terceiro lugar, vem Costa Rica, com 80 incidências. Este ano, 20 pessoas morreram da doença em Mato Grosso do Sul. A última morte, ocorrida em 20 de fevereiro, foi de um homem de 92 anos, que tinha problemas cardíacos.

BASTIDORES DO PODER

O castigo de JK

Antes mesmo de ser presidente da República, Juscelino Kubitschek era acusado pelos inimigos de viajar demais. Como governador de Minas, ele adorava viajar no avião do governo, percorrendo o Estado.

Certa vez, em 1952, a aeronave que o conduzia fez um pouso de emergência, dando um grande susto nos mineiros. Depois de minutos, depois de minuciosa averiguação, constatou-se que o problema foi causado por falha na manutenção. E logo se identificou o técnico responsável pelo parafuso a menos, que quase matou o governador JK. Quando todos imaginaram que ele puniria o técnico com uma demissão tão sumária quanto humilhante, JK fez diferente. Publicou no Diário Oficial do Estado um decreto tornando-o integrante permanente de sua comitiva em todas as viagens.

Se o governador morresse num acidente aéreo, o homem iria junto.

(Trecho do livro “Poder sem Pudor”, do jornalista Cláudio Humberto)

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS