Desde 1968 - Ano 56

25.4 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioArquivoRegião boliviana vizinha a Corumbá tem 22 casos de gripe suína

Região boliviana vizinha a Corumbá tem 22 casos de gripe suína

- Advertisement -

Saúde – 24/06/2009

O Centro Nacional para Doenças Tropicais (Centrope) confirmou que a Bolívia já conta com 31 casos da gripe suína (A H1N1) no país, relata a Agência Boliviana de Informação. A maior parte deles, 22 ao todo, se concentra no departamento – Estado – de Santa Cruz, distante 600 quilômetros da fronteira com Corumbá. Segundo o Centrope, o mais recente caso foi confirmado em uma criança de nove anos, natural de Santa Cruz de La Sierra. As autoridades sanitárias do país, a criança foi isolada, na própria casa, e é assistida pelas equipes do Ministério da Saúde da Bolívia, que faz a dosagem da medicação.
Uma extensa área em torno de onde a vítima reside é monitorada pela Direção Nacional de Epidemiologia (DNE), para reduzir as possibilidades de contágio do vírus na vizinhança.Além dos 22 casos de Santa Cruz, a gripe A H1N1 também registrou casos em Cochabamba (3); La Paz (3), Oruro (2) e um no povoado de Yacuiba, no sul do departamento de Tarija, na fronteira com a Argentina.
O Ministério da Saúde daquele país recomendou medidas simples de prevenção como lavar as mãos constantemente, tossir e espirrar usando lenços descartáveis; não cuspir em locais públicos. Em caso de febre; dor de garganta; e excessiva coriza procurar um centro de saúde.A Bolívia conta com 12 mil tratamentos antivirais para a gripe, doados no início de maio pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Fonte: Diário Online

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -