Copasul

Soja tolerante a percevejos será um dos temas do 16º Simpósio da Soja

13/08/2018 17h42

Soja tolerante a percevejos será um dos temas do 16º Simpósio da Soja

Por: Assessoria
 

Em Naviraí, no dia 29 de agosto ocorre o 16º Simpósio da Soja, promovido pela Copasul. Evento já tradicional na região que reúne produtores rurais, estudantes e técnicos a partir das 7 horas na Câmara Municipal da cidade.

Na programação palestras sobre clima, altas produtividades, sustentabilidade, doenças da soja e encerrando com o renomado jornalista Willian Waack, que abordará o Cenário Político Atual e o Agronegócio.

Uma das palestras será "Soja tolerante a percevejos sugadores de semente: uma nova ferramenta para agricultores no manejo integrado de pragas", proferida pesquisadora da Embrapa Soja, Clara Beatriz Hoffmann Campo.

Siga a FOLHA DE DOURADOS no Facebook

Os percevejos são atualmente uma das pragas mais preocupantes para a cultura da soja, porque interferem na produtividade e na qualidade dos grãos e das sementes. Segundo a pesquisadora, as linhagens tolerantes já avaliadas e que estão sendo multiplicadas pela Embrapa Soja para lançamento nas próximas safras toleram pelo menos o dobro de percevejos em comparação com outros genótipos. A pesquisa inicia com o melhoramento genético tradicional, onde genótipos (em geral selvagem) são cruzados com outros que apresentam as demais características desejáveis em uma cultivar, ou seja: alta produtividade, características agronômicas adequadas (precocidade, resistência ao acamamento, etc.).

"Em áreas de agricultores, onde foi realizada a validação para a utilização dessa tecnologia em larga escala, verificou-se que no mínimo é possível cortar pela metade as pulverizações. Considerando-se, ainda, que isso terá reflexo na preservação de parasitoides e predadores (menos inseticidas, mais inimigos naturais), é possível se prever um aumento na sustentabilidade no sistema produtivo da soja", afirma Clara.

As inscrições são limitadas e no dia do Simpósio os participantes devem contribuir com um quilo de alimento não perecível, que será encaminhado para instituições locais. Para participar, acesse o site www.copasul.coop.br e inscreva-se. Confira a programação completa:

 

Envie seu Comentário