Zumbi dos Palmares

AL celebra Dia da Consciência Negra com entrega da Comenda Zumbi dos Palmares

14/11/2018 13h34

AL celebra Dia da Consciência Negra com entrega da Comenda Zumbi dos Palmares

Por: Folha de Dourados
 
 

Personalidades reconhecidas pela luta de combate ao racismo e da promoção da igualdade racial em Mato Grosso do Sul serão homenageadas na próxima terça-feira, 20 de novembro, com a "Comenda "Zumbi dos Palmares".

A data, alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, foi instituída na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, por meio da Resolução 36/2009, de autoria do deputado estadual Amarildo Cruz (PT). O parlamentar tem o combate à discriminação racial uma das principais bandeiras de luta de seus três mandatos.

"Ao longo dos anos, com muita luta e engajamento, alcançamos algumas conquistas importantes. No entanto, sabemos que há ainda um longo caminho a ser percorrido para que o racismo e o preconceito sejam eliminados na nossa sociedade. Apesar disso, acredito que o Dia Nacional da Consciência Negra deve ser lembrado e a comenda Zumbi dos Palmares é uma maneira de fazer isso, de homenagear àqueles que, diariamente, militam para que o racismo seja combatido não só em Mato Grosso do Sul, mas em todo o Brasil", falou Amarildo Cruz.

Dia Nacional da Consciência Negra - O Dia da Consciência Negra foi criado em 2003, quando foi incluída no calendário escolar até ser, oficialmente, instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519/ 2011. A data, 20 de novembro, é celebrada em todo o Brasil como forma de lembrar a morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos da resistência negra à escravidão.

 

Envie seu Comentário