Nordeste

Salvador, a capital do turismo baiano

08/04/2020 09h02 - Por: Folha de Dourados

 

Clique aqui e curta nossa página no Facebook

Conhecida pelo badalado carnaval de rua, Salvador é umas das cidades mais famosas do Brasil. Terra de gente amistosa, boa comida, história e muita cultura, a cidade alegre é o destino favorito para quem gosta do agito baiano. A mistura de destinos para todos os gostos, reúne em um compilado de praias incríveis, cartões postais históricos e gastronomia singular que só se encontra na Bahia.

A antiga capital do Brasil colônia atrai milhares de visitantes todos os dias. O famoso carnaval baiano que leva milhares de pessoas às ruas seguindo os trios elétricos atrai até mesmo estrangeiros de toda parte do mundo. Na alta temporada não é fácil encontrar passagem aérea de última hora para a cidade, os hotéis e pousadas ficam sempre lotados e nem sempre é possível encontrar uma vaga perto ao centro. É sempre recomendado comprar as passagens aéreas e reservar hotéis com antecedência, não vale o risco de ficar sem passagem para salvador em cima da hora.

Capital das igrejas, com mais de 370 templos religioso católicos, Salvador possui as mais belas catedrais e basílicas da Bahia. Boa parte delas remetem ao estilo arquitetônico barroco e são consideradas as mais antigas da história do Brasil. O centro histórico de salvador ainda herda a sua arquitetura colonial da época da colonização portuguesa, suas ladeiras e prédios possuem monumentos considerados como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

O complexo de casarões barrocos multicoloridos do Pelourinho, entre suas ladeiras e vielas, é o cartão postal mais popular da Bahia, já tendo sido palco de grandes filmes e do famoso videoclipe do rei do pop na década de 90. Por lá se encontram restaurantes, bares e lojinhas charmosas que fazem do bairro a ponto de partida na rota turística de quem está de passagem para salvador.

A cidade também possui um curioso meio de transporte público, o Elevador Lacerda, que permite que os habitantes e turistas circulem entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa. Os 63 metros de altura do elevador fizeram com que ele batesse o recorde de maior elevador do mundo na época de sua inauguração em 1873.

Na parte baixa da cidade, é possível conhecer de perto o Mercado Modelo, um gigantesconmercado de artesanatos e iguarias situado no bairro do comércio. Lá é possível comprar de tudo, são mais de 250 barracas divididas em dois andares com a maior variedade de artigos que se pode imaginar.

Das praias mais belas da cidade, não é preciso ir muito longe do centro para encontrar paisagens deslumbrantes que fazem parte do tour histórico, como é o caso da Praia do Farol da Barra. O farol, que na realidade fica no Forte Santo Antônio da Barra, fica a só 5 quilômetros do centro de Salvador. Pela área costeira, as águas são rasas e refrescantes, entre as piscinas naturais formadas entre os arrecifes. O destino é perfeito para dar um tempo na rota puramente histórica, tanto para caminhar pela orla e sentir a brisa salgada, quanto para deitar na areia dourada e apreciar um dia de sol.

 

Envie seu Comentário