Ideias Sustentáveis
31/03/2016 07h15

Ideias Sustentáveis: Rampa móvel e projeto social facilitam a vida de cadeirantes

Por: Folha de Dourados
 

Ecopontes busca soluções para melhorar a acessibilidade de deficientes físicos em conjunto de projeto social de doação de cadeira de rodas.

EcoRodas

Ao caminhar pelas ruas e calçadas da maioria das cidades brasileiras, encontramos diversas irregularidades que vão desde buracos, ausência de espaço, desníveis e muitas vezes estão tomadas de mato. A situação fica ainda mais complicada para quem usa uma cadeira de rodas.

O crescimento desordenado e a falta de planejamento são os principais motivos para a fata de acessibilidade nas ruas e calçadas das cidades. Estes afetam principalmente cadeirantes, deficientes visuais, gestantes, famílias com carrinho de bebê, idosos, entre outras pessoas com mobilidade reduzida.

Phablo Gustavo de Santana, engenheiro da Ecopontes, explica que a demanda brasileira é muito grande, pois maioria dos estabelecimentos públicos e comerciais não possui acessos com rampas, mas degraus "Esta limitação não se resume às ruas e calçadas, mas também ao comércio onde o acesso é difícil ou impossível para quem possui algum tipo de deficiência".

Pensando na inclusão social, a empresa Ecopontes Sistemas Estruturais Sustentáveis desenvolveu uma rampa móvel para auxiliar na acessibilidade dos cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. "A EcoRampa foi desenvolvida para facilitar o acesso de cadeirantes e pessoas com dificuldade para se locomover, tanto pelos estabelecimentos públicos, privados e residenciais" complementa Phablo.

A grande vantagem da rampa portátil (EcoRampa) é a diversidade de tamanhos oferecida, dando a possibilidade de se adaptar a diferentes alturas de degraus, seguindo as Normas da ABNT NBR 9050, que estabelecem as normatizações de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

"Criamos um sistema para facilitar a escolha das rampas de acessibilidade baseado nas medidas oficiais definidas pela Norma da ABNT, basta informar o tamanho do degrau e nós informamos a medida ideal de rampa", afirma Phablo. O endereço para acessar o sistema de calculo de inclinação é: http://www.ecopontes.com.br/loja/calculo-rampa/

As rampas são desenvolvidas em aço galvanizado que garantem alta segurança e longa duração, além de ser um material reciclável. Quem se interessar pela rampa, poderá comprar direto na loja online da Ecopontes, com entrega para todo o Brasil, no endereço http://www.ecopontes.com.br/loja/produtos/rampa/4.

Projeto EcoRodas

No início de 2016, a Ecopontes lançou um projeto de doação de cadeiras de rodas. "Vimos que tínhamos a oportunidade de fazer mais, decidimos então realizar um projeto complementar de inclusão social, para contribuir com pessoas que necessitam de cadeiras de rodas, assim surgiu o EcoRodas". Segundo Phablo, o projeto EcoRodas tem como o objetivo beneficiar novas pessoas todos os meses.

Podem participar do programa quaisquer pessoas que necessitem da cadeira de rodas, contanto que sua inscrição seja realizada por meio de entidades assistenciais regularmente inscritas no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), tais como Igrejas de quaisquer denominações, Lojas Maçônicas, Associações, Clubes de Serviço, ONG’ s (Organização Não Governamental) e OSCIP’ s (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).

A inscrição das entidades e dos beneficiados deverá ser realizada por meio do site (http://www.ecopontes.com.br/ecorodas/), no qual se encontra a ficha de inscrição para ser preenchida online e a lista de todas as pessoas que já foram beneficiadas pelo projeto social.

Seja o primeiro a comentar!

Envie seu Comentário!

Restam caracteres.* Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.