'Rádios Antigos'

Correios lança selos sobre rádios antigos que viram paper toy

15/12/2018 07h43

Correios lança selos sobre rádios antigos que viram paper toy

Por: Folha de Dourados
 

Os Correios colocam em circulação sexta-feira (14) a emissão especial "Rádios Antigos". A peça filatélica tem tiragem de apenas 50 mil selos e traz um diferencial: o bloco, composto por quatro selos, foi idealizado para ser uma dobradura de papel (conhecida como paper toy), na forma de um rádio valvulado. O miniaparelho de rádio pode ser montado com uso de tesoura, cola (ou mesmo a goma do selo) e o próprio picote dos selos, constituindo uma metáfora para a prática do radioamadorismo, e sua tradição de montagem de equipamentos eletrônicos.

O aparelho que inspirou a arte da emissão especial é do engenheiro de Telecomunicações José Fausto, colecionador de rádios antigos de Brasília. Ele foi convidado a redigir o texto que contextualiza a temática do selo. "Com essa emissão, os Correios registram a evolução dos antigos receptores de rádio, também chamados de rádios a válvula, que nos dias atuais são objetos veneráveis e silenciosos expostos em museus, uma tecnologia nostálgica e romântica para os que viveram a época que tanto colaborou para o progresso da humanidade ao ampliar o contato entre os homens e suas culturas", comenta Fausto no edital de lançamento.

O selo tem valor facial é R$7,60, que corresponde à soma dos valores dos quatro selos. As peças estarão disponíveis nas agências de todo o país e também na loja virtual.

 

Envie seu Comentário