Solidariedade

As pousadas no Brasil colaboram com a situação atual devido à pandemia

23/04/2020 08h06 - Por: Folha de Dourados

 
Foto: Heloísa Vilicic - BertiogaFoto: Heloísa Vilicic - Bertioga
 
Foto: Darion Queen - PousadasFoto: Darion Queen - Pousadas

Clique aqui e curta nossa página no Facebook

O mundo hoje é outro. De repente, todos nós acordamos com uma informação que ninguém esperava, muito menos entendia: é necessário o isolamento social por um tempo indeterminado ainda, por causa da pandemia devido ao Covid-19. As agências de viagens, os hotéis em diversas cidades do Brasil, bem como as pousadas em Bertioga, em Búzios, na Bahia ou em Petrópolis, ficaram paralisadas.

É claro que não é só o turismo que ficou em stand-bye por causa do coronavírus, mas as economias do mundo todo. Porém a preocupação atual deve estar dirigida à saúde e como protegê-la da melhor forma possível. As agências de viagens, num primeiro momento, informaram sobre os cancelamentos lógicos de viagens que haviam sido programadas com anterioridade. As pousadas de todo o Brasil, por exemplo, não receberam turistas.

Mas evidentemente fica a curiosidade em saber o que é que as pessoas que trabalham nesse setor estão fazendo atualmente. Logicamente, as agências de viagens estão de portas fechadas por enquanto. Mas os donos dessas agências continuam trabalhando em casa, programando viagens futuras, opções de pacotes que poderão oferecer às pessoas com vontade de viajar quando a situação pandêmica acabe ou mude o comportamento atual.

Já o setor hoteleiro, como as pousadas em Bertioga e outros destinos de praias como Búzios e Cabo Frio, estão tomando conta das instalações de forma tal, que poderão vir a ser, num futuro próximo, opções de isolamento para pessoas infectadas pelo Covid-19, mas sem sintomas ou com sintomas leves.

Nos hotéis e pousadas, por exemplo, a limpeza, a desinfecção e manutenção dos diversos ambientes passaram a ser fundamentais nas circunstâncias atuais. Assim é como conta uma empregada de uma pousada no litoral paulista:

"É uma situação nova para todos, mas já estamos nos organizando para a manutenção dos quartos e ambientes comuns a todos. É estranho ver a pousada sem hóspedes, sem o movimento normal dos turistas que vêm aqui para passar uma temporada de férias, de descanso e diversão. Mas é muito importante que todos se cuidem para poder passar por esta fase sem maiores problemas!"

  • Como é o dia a dia numa pousada vazia?

"É tranquilo. É fazer a limpeza com muito cuidado de cada quarto, dos banheiros, salão, enfim, cada cantinho. E sempre tomando cuidado para manter a distancia com os colegas aqui dentro. Assim é a melhor maneira de cuidarmos de nós mesmos e dos outros!"

Diversas hospedagens servem para dar abrigo aos profissionais da saúde

Os médicos, enfermeiras e todos os profissionais que trabalham nos diversos centros de saúde enfrentando o Covid-19, não podem voltar para as suas casas, na maioria dos casos, por uma questão de segurança, tanto para eles quanto para as suas respectivas famílias.

Por esse motivo, há hotéis e pousadas que colocaram, a disposição deles, quartos para que possam se hospedar durante essa dura batalha que enfrentam dia após dia. Assim, todos esses profissionais ficam protegidos e podem descansar e relaxar algumas horas, sem a preocupação de levar qualquer rasto de vírus para os seus lares.

Sem lugar a dúvidas, a solidariedade é a palavra protagonista dos tempos atuais. Enquanto os profissionais da saúde cuidam das pessoas infectadas pelo Covid-19 e, logicamente, das pessoas que sofrem com outros tipos de doenças, é necessário cuidar também desses profissionais, colocando a disposição deles quartos confortáveis, limpos e desinfetados, para que possam descansar com tranquilidade e sossego. É por isso que diversos funcionários de hotéis e pousadas continuam trabalhando nas instalações desses prédios, com o intuito de manter a limpeza.

Certamente esta situação não levará muito tempo, porém haverá um antes e um depois da pandemia. É nesse depois que será interessante focar a atenção, pensando em futuras viagens para novamente curtir férias e temporadas de relax. E para isso, Bertioga, por exemplo, é um destino fantástico, ideal para turistas que viajam com a família, pois possui uma excelente infraestrutura, tanto de hospedagens quanto de restaurantes e atividades para todas as idades.

As praias são certamente as protagonistas da região. Contudo, é necessário destacar que Bertioga fica aos pés da Serra do Mar e é uma região ideal para quem quer fazer ecoturismo.

 

Envie seu Comentário