Dicas

Alimentação balanceada aliada a economia faz a diferença no cardápio do verão

Frutas da estação podem ser boa opção para o lanche das crianças na volta às aulas

31/01/2019 15h31 - Por: Folha de Dourados

Clique aqui e curta nossa página no Facebook

Considerada a estação mais quente do ano, o verão traz, além do calor, aquela dúvida sobre como usufruir esse período do ano para preparar opções de lanches mais saudáveis para as crianças, que neste mês, também estão voltando às aulas. No cardápio, os pais têm como alternativa incluir itens como abacaxi, laranja, banana, maçã, bem como verduras, tal qual alface, repolho, acelga, e legumes como abobrinha, beterraba e tomate. E tudo isso pode ser feito de forma mais atraente para os pequenos.

Segundo a nutricionista e professora do curso de Nutrição da Uniderp, Bruna Larissa Spontoni, o ideal é tentar equilibrar o que os filhos gostam com o que faz bem para a saúde. Ela alega que é importante pensar em lanches saudáveis e atrativos, evitando possibilidades muito calóricas, por meio de combinações mais harmônicas, práticas, rápidas e nutritivas.

A especialista aconselha reduzir as escolhas com alto teor de açúcar e sódio. "Certifique-se de que esteja colocando dentro da lancheira um produto de cada grupo alimentar: uma fonte de proteína ou lácteo (leite, iogurte, queijo), uma fruta ou legumes naturais e um carboidrato para fornecer energia (pães e cereais), e uma bebida para hidratar (água de coco ou suco natural)", orienta.

E para facilitar o dia a dia, uma alternativa é preparar porções mais saudáveis no início da semana e guardá-las na geladeira, e deixar as frutas lavadas e cortadas, prontas para quando precisar delas. A nutricionista exemplifica, mostrando que o ideal é preparar o suco natural na hora de sair de casa. "Na falta de tempo para preparar, uma dica é congelar. O suco pode ficar armazenado por meses dentro do freezer", explica. A bebida irá descongelar aos poucos até a hora do lanche.

Larissa também comenta que, nesta época do ano, as frutas da estação costumam ser mais baratas. Por isso, os consumidores podem aproveitar, principalmente são consumidas com casca ou fáceis de descascar, como a banana."A maioria dessas frutas perde vitaminas e oxida (fica com aparência escura) quando cortadas", alerta a profissional, que lembra ainda a importância das frutas e legumes por serem nutritivos, além de suas cores deixarem o lanche mais atrativo e divertido.

 

Envie seu Comentário