Na noite deste sábado (10), o maior planeta do sistema solar, Júpiter, poderá ser observado a olho nu. Segundo a Nasa, o fenômeno acontece porque o gigante gasoso estará em oposição, ou seja, posicionado de forma oposta ao Sol do ponto de vista da Terra, o que o torna mais brilhante e visível.
Para identificá-lo, basta olhar para o leste, em direção à constelação de Gêmeos. Júpiter será o objeto mais brilhante no céu noturno. Aplicativos gratuitos de astronomia podem ajudar quem tiver dificuldade em localizar o planeta.
“Nesse alinhamento, Júpiter parecerá maior e mais brilhante no céu noturno do que em qualquer outro momento do ano”, destacou a Nasa.
Outros fenômenos em janeiro No dia 23, será possível observar Saturno em conjunção com a Lua, quando os dois astros estarão muito próximos visualmente. Para acompanhar, será necessário olhar para o oeste, onde Saturno aparecerá logo abaixo do satélite natural.
Segundo o Campo Grande News, o mês de janeiro reserva boas oportunidades para quem gosta de observar o céu, com Júpiter brilhando intensamente e a conjunção entre Saturno e a Lua.

