Um projeto de lei que torna obrigatória a realização do exame de câncer de mama em mulheres com mais de 40 anos avançou na Câmara de Jaraguari e pode se tornar lei no município. A proposta prevê que a mamografia, exame fundamental para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, passe a ser exigida na cidade do interior de Mato Grosso do Sul.
Segundo informações do site Midiamax, o Ministério da Saúde já garante o acesso à mamografia pelo SUS para mulheres entre 40 e 49 anos, mesmo sem sinais ou sintomas da doença. O Governo Federal destaca que essa faixa etária concentra cerca de 23% dos casos de câncer de mama, e a detecção precoce aumenta significativamente as chances de cura.
De acordo com o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Jaraguari possui 7.139 habitantes, sendo 3.367 mulheres. Dessas, 1.685 têm 40 anos ou mais, público que será diretamente impactado pela proposta. Entre os tipos de câncer, o de mama é a principal causa de morte entre mulheres no Brasil. (M.E)


