Uma mulher de 33 anos foi presa nesta terça-feira (11) em Dourados durante uma operação da Polícia Civil de Santa Catarina que investiga um grupo criminoso especializado no chamado “golpe do falso advogado”.
O mandado de prisão temporária, além de busca e apreensão, foi cumprido por equipes do Setor de Investigações Gerais (SIG) da Polícia Civil de Dourados, em apoio à Delegacia de Florianópolis (SC), responsável pelo inquérito.
A investigada, Francielly Ávalo dos Santos, moradora na Rua Manoel Amaro de Matos, no bairro Parque do Lago, é apontada como suspeita de integrar o esquema. Segundo as apurações, ela teria emprestado contas bancárias para o recebimento de valores obtidos de forma ilícita pelo grupo.
A Polícia Civil de Santa Catarina ainda não informou por quanto tempo Francielly teria participado do esquema, nem os valores movimentados ou a quantidade de vítimas atingidas.
O chamado golpe do falso advogado é uma modalidade de estelionato em que os criminosos se passam por profissionais do Direito para enganar vítimas — geralmente pessoas envolvidas em processos judiciais — e solicitam transferências bancárias sob o pretexto de pagamento de taxas ou custas processuais.
Em Dourados, a prática tem se tornado cada vez mais comum. Nesta segunda-feira (10), uma vítima perdeu R$ 14,4 mil após ser enganada por um suposto advogado que entrou em contato via aplicativo de mensagens. O golpista afirmou que havia uma decisão judicial favorável e orientou a vítima a realizar transferências via PIX para liberar o valor.
Somente após as transações, a vítima percebeu que havia sido enganada e procurou a delegacia para registrar a ocorrência.
O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil. (J.B)

