Mato Grosso do Sul está em alerta de intabilidade climática a partir deste domingo (1º) até terça-feira (3). Segundo o Cemtec/MS e a Defesa Civil, há previsão de chuvas fortes, tempestades com raios e ventos intensos, que podem chegar a 60 km/h. As regiões norte e sul do estado são as mais vulneráveis.
Segundo os especialistas, essas condições são resultado da combinação de calor intenso e umidade vinda da região amazônica, que favorece a formação de tempestades e grandes volumes de chuva. Em algumas áreas, os acumulados podem ultrapassar 40 mm por dia.
No oeste do estado, temporais intensos devem atingir cidades como Corumbá, Bonito, Bodoquena e Porto Murtinho, com chuvas fortes, raios e ventos de até 85 km/h, podendo ser ainda mais intensos em pontos isolados.
Em Bodoquena, a previsão é de 40 mm de chuva; em Miranda, 33 mm; em Nioaque, 29 mm; e em Anastácio, 26 mm. O tempo deve permanecer fechado e as máximas não devem passar de 30°C.
No sul de Mato Grosso do Sul, a situação será parecida, com céu fechado em Dourados, onde devem cair 10 mm de chuva, em Jateí 9 mm e em Ponta Porã 6 mm.
Em Mundo Novo, o sol aparecerá entre nuvens e as pancadas de chuva serão de pouco volume à tarde, com máxima de 33°C. Em outras cidades do sul, as temperaturas variam entre 27°C e 28°C.
Na região leste, cidades como Paranaíba, Cassilândia, Brasilândia e Três Lagoas devem ter chuvas entre 8 e 16 mm. Já na capital, as pancadas começam cedo, com 9 mm, e diminuem à tarde para 4 mm, podendo ser fortes em alguns bairros, com temperatura máxima de 25°C.
As chuvas devem continuar em todo o estado até terça-feira, concentrando-se mais na região oeste a partir de quarta-feira.
Cuidados durante tempestades e raios
A Energisa alerta para os riscos envolvendo árvores, objetos e fios elétricos durante ventos fortes e chuvas intensas. É importante seguir algumas recomendações:
Dentro ou fora de casa, desligue aparelhos elétricos e retire-os da tomada antes da tempestade, feche portas e janelas, e durante vendavais permaneça em cômodos internos e longe de janelas.
Evite chuveiro elétrico, contato com objetos metálicos e telefones fixos durante a chuva. Na rua, procure abrigo seguro e nunca fique sob árvores ou placas metálicas. Dentro do veículo, mantenha os vidros fechados e aguarde o fim da tempestade.
Fios caídos são extremamente perigosos. Afaste-se ao menos 20 metros e não toque em postes, cercas ou árvores que encostem nos fios.
Se um cabo atingir seu veículo, permaneça dentro até a chegada do resgate. Caso o carro pegue fogo, saia com os dois pés juntos e passos curtos.
Em alagamentos, não toque em equipamentos elétricos molhados, desligue o disjuntor geral se a água subir e mantenha distância de fios submersos ou próximos à água, que podem estar energizados. (Ana Karla Flores, do Primeira Página)


