Quatro municípios de Mato Grosso do Sul estão entre os 20 com maior Índice de Desenvolvimento da Agropecuária Municipal (Idam) do país, segundo levantamento técnico divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Conforme a publicação, Maracaju aparece em 7º lugar, seguida de Sidrolândia (8º), Rio Brilhante (10º) e São Gabriel do Oeste (15º).
De acordo com informações do Campo Grande News, o estudo “Idam 2025” identificou 150 municípios brasileiros com desenvolvimento agropecuário considerado “muito alto”, com destaque para o Centro-Oeste, que concentra 17 dos 20 primeiros colocados.
Na comparação com o levantamento anterior, São Gabriel do Oeste subiu 14 posições, Rio Brilhante avançou dez colocações, enquanto Maracaju e Sidrolândia tiveram leves quedas em relação a 2024.
O índice médio de Mato Grosso do Sul foi de 0,7322 em 2025, o que representa um crescimento de 7,1% desde 2016. O estudo analisou os 79 municípios sul-mato-grossenses, levando em conta critérios como produção, produtividade, emprego formal, crédito agrícola e arrecadação do ITR.
Investimento, tecnologia e desburocratização impulsionam resultados
Gestores municipais destacam que os avanços são resultado de investimentos em infraestrutura, apoio tecnológico e incentivo à industrialização.
Em Rio Brilhante, o prefeito Lucas Foroni (PSDB) ressaltou a criação de um plano de incentivo à industrialização e a desburocratização de processos, reduzindo o tempo de abertura de empresas para até 24 horas. O município também criou um fundo de crédito para pequenos produtores e investiu em melhoria de estradas vicinais.
Em São Gabriel do Oeste, o prefeito Leocir Montanha (PSD) atribuiu o bom desempenho à integração entre produtores, cooperativas e poder público. O município alcançou 74,78 sacas de soja por hectare na safra 2024/2025, superando a média estadual.
Já Maracaju, que ocupa a 7ª posição nacional, tem como destaque os investimentos em infraestrutura rural e o uso de tecnologia no campo. O prefeito Marcos Calderan (PSDB) citou a construção de 14 pontes de concreto e o novo aeroporto municipal como exemplos de obras que fortalecem o agronegócio local.
A reportagem tentou contato com o prefeito de Sidrolândia, Rodrigo Basso (PL), mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. (J.B)