Por Sobrinho, da TV Sobrinho MS –
Nos últimos dias, através de indagações da população do Paraná e do Mato Grosso do Sul, houve relatos de preocupação em relação a estrutura da Ponte Ayrton Senna – divisa entre Guaíra e Mundo Novo.
Nas redes sociais, o alarme falava sobre o congestionamento de veículos em cima da ponte e sobre os pilares da estrutura.
A Tv Sobrinho entrou em contato com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Eles informaram que através de uma vistoria realizada em abril deste ano, a ponte está em condições seguras de operação e que serviços de manutenção estavam sendo feitos.
O prefeito de Guaíra, Gileade Osti (PSD), conversou com a Tv Sobrinho e explicou detalhes sobre a possível reforma na ponte.

“Essa ponte era para ter sido reformada. O estado do Paraná fez um convênio com a Itaipu Binacional, fizeram uma licitação, uma empresa ganhou a licitação, montou o canteiro de obras, ali atrás da PRF, aqui em Guaíra, começaram a obra. Aí teve umas inconsistências no projeto, que daí paralisaram a obra para poder corrigir isso. O estado alegava um valor, a empresa outra, e ficou um litígio ali. Veio eleição, governo Lula entrou no poder e não quis mais avançar com esse convênio, cancelou o convênio e colocou no programa de aceleração, que é o PAC – entrou a reforma da ponte e o contorno da BR-163, aqui em Guaíra”, citou Gileade.
Gileade também informou que não tem uma previsão ou um cronograma do governo federal de quando vai ser feita essa obra,mas indicou licitação do contorno para este segundo semestre.
Sobre a situação do maior fluxo de veículos causando um congestionamento na ponte, a Polícia Rodoviária Federal explicou o porquê e apontou que o semáforo logo à frente (citado como um dos motivos), não era o problema.

“Geralmente aqui, quando tem feriado e promoção, o fluxo se intensifica mesmo. A gente já está acostumado. Feriados, final de ano, é normal esse fluxo. Normalmente, o fluxo aqui é no horário de pico, o horário que o pessoal vai trabalhar. Quem saí de Guaíra e vai trabalhar no Paraguai e depois no retorno no período da tarde, mas o fluxo em si, nos dias normais, não altera muito. Em relação ao semáforo, a gente não percebeu. Porque o semáforo é dentro da cidade. Ele não está atrapalhando, não está interferindo em nada aqui na rodovia, não tem nenhuma alteração percebida”, citou o policial Leopoldino Neto.
A prefeitura de Guaíra postou em suas redes sociais na última sexta-feira (15), afirmando que o semáforo não causa congestionamento. A escolha do local para a instalação recebeu estudo técnico e é um pedido antigo da população. O semáforo fica na Avenida Almirante Tamandaré e Avenida Paraná.
Ponte Ayrton Senna: Uma tragédia anunciada?

A Tv Sobrinho conversou com um morador e proprietário do Restaurante Peixe Frito, localizado às margens da BR-163 e próximo a ponte, Fábio Schwingel, e ele relatou preocupação em relação à estrutura da ponte. Citou que conversou com engenheiros e que ouviu relatos de pescadores dizendo que alguns pilares estavam comprometidos.

“Em 2002 foi feito um estudo onde existiam oito pilares com problema de estrutura, que haveriam de ser trocados. Aí em 2020, novamente conversando com esses engenheiros, eles disseram que existem oito pilares bons e os outros todos condenados. Porque quando foi feita a ponte era para uma carga, um tipo específico de peso, e hoje a gente tá aqui, escuta o rangido dela, o peso é totalmente diferente. Se parar e observar, tem muita fissura no pilar. Tomara a Deus que não aconteça nunca, mas é uma tragédia anunciada; tem comprometimento na estrutura”, citou Fábio.
DNIT informa revitalização na próxima semana

Nesta semana, o DNIT informou que na segunda-feira (18), começará as obras de revitalização na Ponte Ayrton Senna, do km 349 (no contorno próximo a PRF) ao km 354.
Os trabalhos incluem a correção de defeitos, aplicação de microrrevestimento e posteriormente a finalização de sinalização rodoviária. O Pare e Siga acontecerá tanto para os condutores que vem do Paraná, quanto para os que vem do Mato Grosso do Sul.
A obra começará a partir das 08h30 e vai até às 17h30, no horário do Paraná.
Na última quarta-feira (13), o DNIT realizou serviços emergenciais de tapa-buracos na ‘Obra de Arte Especial’ e no seu acesso.
A ponte possui 3.600 metros de extensão e registra em média, oito mil veículos por dia, segundo o DNIT.
Coincidências?

Nesta semana, uma lembrança foi resgatada através de notícias, sobre a ponte que caiu no Amazonas em outubro de 2022.
A ponte sobre o Rio Autaz-Mirim, na BR-319, foi classificada como “boa” pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) um ano antes de cair.
Felizmente, ela foi interditada horas antes e não houve mortos e nem feridos.