Equipes do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam quase duas toneladas de maconha nesta quinta-feira (11), durante uma operação na BR-487, na zona rural de Itaquiraí, região sul de Mato Grosso do Sul. Dois veículos, um VW Gol e uma Toyota Hilux SW4, foram interceptados com a droga. Um deles chegou a colidir contra uma carreta durante a tentativa de fuga.
Segundo informações, os militares realizavam um bloqueio na rodovia quando o condutor do Gol desobedeceu à ordem de parada e tentou escapar. Logo atrás, o motorista da Hilux retornou na pista e entrou em uma estrada vicinal de terra, iniciando a fuga.
Durante a perseguição, a caminhonete acabou colidindo com uma carreta que transportava cana-de-açúcar. Mesmo com o impacto, o condutor tentou fugir a pé por um canavial, mas foi alcançado e preso pelos policiais.
Já o motorista do Gol foi capturado em uma área de mata nas proximidades do Assentamento Santo Antônio. Dentro da Hilux foram encontrados 1.600 quilos de maconha, enquanto o Gol transportava outros 412 quilos da droga.
Os suspeitos informaram à polícia que pegaram os entorpecentes em Tacuru (MS) e os levariam até Santos (SP), onde receberiam R$ 10 mil pelo transporte.
A droga apreendida, avaliada em aproximadamente R$ 4,3 milhões, foi encaminhada para a Delegacia da Polícia Civil de Itaquiraí, juntamente com os veículos e os detidos. (J.B)