O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (3), aviso de tempestade do grau de severidade “perigo potencial” para boa parte do território de Mato Grosso do Sul.
O avanço de uma nova frente fria aliado à atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai, deve favorecer a ocorrência de chuvas mais generalizadas no estado durante segunda-feira (1) e terça-feira (2), abrandando o forte calor dos últimos dias.
São esperadas chuvas intensas podendo chegar a 50 mm em 24 horas, ventos fortes de 40 a 60 km/h e eventual queda de granizo. O órgão alerta ainda para baixo risco de cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Em caso de rajadas de vento, recomenda-se não se abrigar debaixo de árvores, evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Os ventos estarão variáveis entre o quadrante norte, oeste e leste, com rajadas que podem alcançar de 60 a 80 km/h, aumentando os riscos durante as tempestades. A combinação de chuva intensa, vento forte e a possibilidade de granizo exige atenção redobrada da população durante o início da semana.

