fbpx

Desde 1968 - Ano 56

13.7 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioMeio AmbienteMS: 49 municípios ainda podem ser atingidos por vendaval

MS: 49 municípios ainda podem ser atingidos por vendaval

18/10/2018 16h08

Por: Folha de Dourados

Em 49 municípios a chuva pode atingir 100 milímetros com ventos intensos de 60 quilômetros por hora

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) estendeu o alerta de tempestade com granizo na tarde desta quinta-feira (18) de 38 para 49 cidades de Mato Grosso do Sul. Nos municípios a chuva pode atingir 100 milímetros com ventos intensos de 60 quilômetros por hora. Em Nova Andradina e Taquarussu vendaval derrubou placa e destelhou casas.

As cidades em alerta são: Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi e Itaporã.

O aviso também é válido para Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Três Lagoas, Vicentina e Amambai.

O calor extremo deu espaço para temperatura amena em Dourados. Isso ocorreu no intervalo de duas horas na tarde desta quinta-feira (18).

De acordo com o Guia Clima Embrapa, a temperatura máxima desta quinta (18) foi registrada às 14h07, sendo 36°C. Já às 16h14, a temperatura chegou a 20.8°C.

A queda ocorreu após um período com ventos que chegaram 33km/h. O Guia Clima considera o fenômeno nesta velocidade como “forte”.

Em contato com a Defesa Civil, o Dourados News foi informado sobre a queda de duas árvores nesta tarde. Um caso ocorreu na rua Monte Castelo, jardim Santo André e o outro na rua Afonso Pena, no jardim Clímax.

Em ambos os casos não foram registradas vítimas.

Ocorreu o registro ainda de garoa de curta duração (três minutos, segundo o Guia Clima).

A chuva ocorrida em outubro já superou a média estimada para todo o mês. O registro é de 185,2 sendo a média estimada de 142,5 mm.

Em Nova Andradina, um vendaval derrubou placa de obra e cobriu parte da cidade com poeira. Já em Taquarussu, o mesmo fenômeno destelhou um recinto de eventos. As telhas quebradas ficaram espalhadas pela rua.

Próximos dias – Na sexta-feira a formação de um canal de umidade no Estado promove pancadas generalizadas de chuva e trovoadas, especialmente à tarde.

A partir do sábado, as instabilidades diminuem, mas os ventos se intensificam. Haverá maior variação de nebulosidade ao longo do dia; as pancadas de chuva e trovoadas ficam mais isoladas e se concentram na faixa oeste/norte, principalmente entre a tarde e início de noite. (Com Dourados News e CGNews)

Telhas quebradas em rua de Taquarussu (Foto: Direto das Ruas)

Vendaval derrubou placa e cobriu Nova Andradina de poeira (Foto: Direto das Ruas)

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS