O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) instaurou um procedimento para monitorar de perto a situação financeira do Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA), em Campo Grande, com o objetivo de garantir a continuidade do atendimento a pacientes oncológicos do SUS.
Segundo a 76ª Promotoria de Justiça, o hospital enfrenta um déficit mensal de cerca de R$ 780 mil, além de atrasos em repasses, falta de pagamento por procedimentos realizados acima do teto contratado e dificuldades para manter cirurgias, quimioterapias, radioterapias, exames e leitos.
A preocupação é grande, já que o Alfredo Abrão atende aproximadamente 70% dos pacientes com câncer em Mato Grosso do Sul.
- A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou repasses mensais de cerca de R$ 1,7 milhão.
- A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) reconheceu a produção excedente e afirmou que o pedido de aumento do teto MAC está no Ministério da Saúde desde 2023.
- O Ministério da Saúde confirmou que o pedido ainda está em análise e que houve apenas um repasse pontual recente.
Diante do cenário, o MPMS notificou oficialmente o Estado, o Município, a União e a direção do hospital, cobrando informações e soluções para recompor os recursos e evitar a interrupção dos tratamentos, Conforme destacou o portal Top Mídia News. (M.E)


