MPF propõe ações de improbidade contra envolvidos no mensalão
Política – 20/08/2007
MPF propõe ações de improbidade contra envolvidos no mensalão
O Ministério Público Federal no Distrito Federal protocolou nesta segunda-feira cinco ações de improbidade administrativa contra os envolvidos no escândalo do mensalão – esquema de financiamento a parlamentares do PT e da base aliada denunciado em 2005 pelo deputado Roberto Jefferson PTB.
Entre os citados nas ações estão o ex-ministro José Dirceu, o deputado José Genoino (PT-SP), o publicitário Marcos Valério e os ex-dirigentes petistas Delúbio Soares e Silvio Pereira.
Segundo o Ministério Público Federal, as ações se baseiam em documentos extraídos do inquérito que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o mensalão. De acordo com as investigações, o esquema era formado por três núcleos de atuação: o núcleo central, integrado por dirigentes do PT e do Poder Executivo; o núcleo publicitário, liderado por Marcos Valério; e o núcleo financeiro, composto por dirigentes do Banco Rural.
Para os procuradores, além de praticar os crimes já denunciados pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, em março do ano passado, os envolvidos violaram princípios da administração pública e praticaram atos de improbidade que resultaram em enriquecimento ilícito.
Foram propostas diferentes ações de improbidade, uma para cada partido político – PT, PTB, PP, PL (atual PR), PMDB -, de acordo com os parlamentares envolvidos no esquema:
Nas ações, o Ministério Público Federal pede o ressarcimento integral dos danos causados aos cofres públicos, bem como a condenação dos envolvidos à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por até dez anos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o poder público.
Fonte: MidiaMax



