fbpx

Desde 1968 - Ano 56

19.7 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioCulturaMostra gratuita vai exibir filmes LGBT em Dourados a partir de sábado

Mostra gratuita vai exibir filmes LGBT em Dourados a partir de sábado

- Advertisement -

Exibição de filmes vai ocorrer nos dias 18 e 25 de maio

Franklin Schmalz –

A Mostra LGBTodes: Janelas da Diversidade está sendo organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), por meio de sua Coordenadoria de Cultura. Este é um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo e tem como propósito promover e destacar a riqueza de identidades e expressões dentro da comunidade LGBTQIA+ por meio de produções audiovisuais nacionais.

O projeto surge da necessidade de reiterar a diversidade nas telas de cinema. Assim, a Mostra assume o papel de uma plataforma que amplifica as vozes frequentemente marginalizadas e sub-representadas em nossa sociedade. É um espaço de caráter gratuito e acessível para levar exibições de filmes com temáticas LGBT+ aos espaços públicos da cidade, enriquecendo a experiência cultural e estimulando diálogos significativos.

Entre os objetivos da mostra estão a promoção do diálogo e reflexões sobre questões LGBTQIA+, o combate à LGBTfobia e o fortalecimento da comunidade LGBT+. O cronograma diversificado inclui não apenas exibições de filmes, mas também rodas de conversa e trocas de experiências, acessíveis inclusive em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Programação:

18 de maio, sábado, 18:00 horas
Local: Praça da Juventude
Exibição do Filme “Se Trans For Mar” (25 min.) com legenda descritiva (CC)
Sinopse: No mar, Iara derrama o passado e os pensamentos que insistem em assombrá-la. Quando uma paixão balança sua vida, ela descobre que o amor romântico também pode ser um lugar possível para ela.

Exibição do Filme “Corpolítica” (102 min.)

Sinopse: O documentário investiga o vazio de representatividade LGBTQIA+ no cenário político do Brasil, país que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo.

25 de maio, sábado, 18:00 horas
Local: Unidade 1 da UFGD (R. João Rosa Góes, 1761, Jd. Progresso)
Exibição do Filme “UÝRA – A Retomada da Floresta” (70 min.)

Sinopse: Uýra, uma artista trans indígena, viaja pela floresta amazônica em uma jornada de autodescoberta usando arte performática e mensagens ancestrais para ensinar jovens indígenas e enfrentar o racismo estrutural e a transfobia no Brasil.
Exibição do Filme “Ferro’s Bar” (25 min.)
Sinopse: O Ferro’s Bar, localizado próximo à Avenida 9 de Julho, no centro da cidade, foi um ponto de encontro de mulheres lésbicas da década de 60 à 90.

É possível encontrar mais informações sobre os filmes no catálogo da mostra e obter mais informações acessando o perfil do evento no Instagram.

- Advertisement -

ENQUETE

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -