Desde 1968 - Ano 56

32 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioBrasilMortes no Jacarezinho: ação com 200 policiais teve apenas 26 armas de...

Mortes no Jacarezinho: ação com 200 policiais teve apenas 26 armas de agentes apreendidas

- Advertisement -

Após a operação policial mais letal da história do Rio, ocorrida na última quinta-feira na favela do Jacarezinho, apenas 26 armas de um universo de cerca de 200 policiais civis que participaram da ação foram apreendidas e encaminhadas para perícia. Especialistas em Segurança Pública ouvidos pelo jornal O Globo acreditam que, nesse episódio, todas as armas de policiais envolvidos deveriam ser apreendidas e analisadas.

Organizações de proteção aos direitos humanos e da sociedade civil, como a Anistia Internacional, consideram que houve na favela uma chacina. A Polícia Civil, por sua vez, sustenta que todos os mortos pelos agentes eram suspeitos de integrar o tráfico de drogas. Em entrevista à CNN Brasil, o subsecretário Operacional da Polícia Civil do Rio, Rodrigo Oliveira, defendeu a atuação dos policiais, mas admitiu que não se pode “considerar um sucesso uma operação que termina com tantas vítimas”.

O levantamento das armas apreendidas foi feito com base nos 12 registros de ocorrência relativos às mortes “por intervenção de agentes do Estado” ocorridas durante a operação, encaminhados à Delegacia de Homicídios da Capital e obtidos pelo GLOBO. Dentre os armamentos de policiais coletados, 24 são fuzis, e duas são pistolas. Ao todo, os nomes de 24 policiais aparecem nesses registros. Três deles se envolveram em dois registros de mortes diferentes. (Extra)

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -