Morreu, aos 95 anos, na última quarta-feira (22/10), Alfredo Granemann de Moraes, médico responsável pelo atendimento do sargento Sílvio Hollenbach, atacado por ariranhas ao entrar na jaula dos animais, no Zoológico de Brasília, no ano de 1977, para salvar uma criança. O caso é um dos mais emblemáticos da cidade e ganhou tanta repercussão que o Zoo passou a ser chamado oficialmente de Sílvio Hollenbach.
Alfredo Granemman, nascido no município paranaense de União da Vitória, formou-se em medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e era coronel do Exército Brasileiro. Na carreira, trabalhou em Santa Catarina, Rio de Janeiro e, depois, Brasília, onde prestou serviço no Hospital das Forças Armadas (HFA) e no Hospital de Base (HBDF).
Em entrevista cedida ao Metrópoles, seus cinco filhos, Celina, Cibele, Evelise, Liciane e Luciano Quadrado de Moraes, de respectivamente 57, 62, 60, 64 e 51 anos, todos servidores públicos, compartilharam um pouco da trajetória do pai.
Os filhos contam que Alfredo tinha a profissão como sacerdócio. Aposentado compulsoriamente aos 70 anos, o médico foi chefe de emergência no HBDF e no HFA, e mesmo após ser afastado do hospital militar, continuou vinculado ao Ministério da Saúde e fazendo atendimentos em Planaltina. “Ele era muito correto. Compartilhava com muito orgulho as histórias de honestidade”, compartilhou Evelise.Play Video
Granemman era avô de 8 netos e bisavô de 4. “Pai, avô, bisavô, marido e médico maravilhoso”, relatou Celina. Com sua parceira e mãe dos filhos, Alfredo teve 68 anos de relacionamento e 63 de casado.
À época do acidente com o sargento Sílvio Hollenbach, o médico era chefe do serviço de emergência do HFA e, ao registrar a ocorrência no livro do plantão, destacou em poucas palavras que “gostaria de deixar registrado a admiração que nos causou o gesto do paciente”.
O velório de Alfredo ocorrerá nesta sexta-feira (24/10), das 13h às 15h, no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul. Logo após o velório, às 16h30, o corpo seguirá para cremação.
(Informações Metrópoles)

