Pular para o conteúdo
Domingo, 8 de novembro de 2026 Dourados 19 °C

Desde 1968 Ano 58

Desde 1968 · Ano 58

Agora
Arquivo

MIS realiza mostra sobre gênio do cinema de animação

Capital – 18/09/2008

A partir da segunda-feira, o MIS (Museu da Imagem e do Som) realiza a “Mostra Retrospectiva Norman McLaren”, com uma centena de curtas e um longa-metragem que apresentam a obra de um do grande animador escocês.
A mostra, que vai até sexta-feira (26) tem o apoio do NFB (National Film Board do Canadá) e do Consulado Geral do Canadá e traz a obra completa de McLaren em versão restaurada.
Os filmes estão divididos em nove programas que serão exibidos durante toda a tarde, a partir das 13 horas, em um total de aproximadamente 50 animações por dia. Também será exibido um documentário sobre o cineasta, inédito no Brasil.
A mostra foi exibida inicialmente na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, e já passou pelas principais capitais brasileiras. Arte em película – Norman McLaren (1914-1987) tornou-se um ícone na animação experimental produzindo arte com a tecnologia do cinema disponível na época, questionando inclusive a própria influência da técnica ou da mídia na realização da idéia.
McLaren foi um mestre do chamado “filme direto”, em que se produzem interferências diretas na película cinematográfica, como desenhos e riscos no celulóide, e mesmo com a criação sons sintéticos, que o artista realizou ao desenhar sobre pistas sonoras do filme.
O artista também se comprometeu com o pacifismo e liderou um processo de fusão da arte com a tomada de consciência social, que inspirou gerações de cineastas engajados em questões sociais.
A restauração dos clássicos de McLaren foi um trabalho da equipe do NFB, reconhecido com um prêmio da Federação Internacional de Bibliotecas Audiovisuais e Comerciais, de Londres.
McLaren foi fundador do departamento de animação do National Film Board of Canadá. A mostra traz desde as primeiras experiências cinematográficas do artista na Escócia em 1933 até seu último filme no NFB em 1983.
O Museu da Imagem e do Som é uma unidade da Fundação de Cultura localizada na Avenida Afonso Pena nº 2702, Centro. Telefone 3325-1530. A entrada é gratuita.

Fonte: CG News

Anuncie na Folha de Dourados

Desde 1968 informando Dourados e a Grande Dourados.

Fale com o comercial