Desde 1968 - Ano 56

26 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioDouradosMinistério da Saúde deve confirmar nesta terça-feira vinda de ministro a Dourados

Ministério da Saúde deve confirmar nesta terça-feira vinda de ministro a Dourados

José Henrique Marques –

Nesta terça-feira (5), o Ministério da Saúde deve confirmar a visita do ministro Alexandre Padilha a Dourados, no próximo sábado (9), Dia Internacional dos Povos Indígenas, para lançar o primeiro o primeiro Samu Indígena do Brasil, baseado no Hospital Indígena Porta da Esperança, na Aldeia Jaguapiru, administrado pela Missão Evangélica Caiuá.

A vinda do ministro a Dourados, contudo, é dada como certa pela Prefeitura de Dourados, Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), órgão do Ministério da Saúde, e Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Mato Grosso do Sul. Foi o deputado federal Geraldo Resende (PSDB) quem se antecipou e anunciou, na semana passada, vinda de Padilha.

Segundo a presidenta eleita do Diretório do PT de Dourados, Rosa Dantas, a expectativa pelo anúncio oficial, ocorre porque as agendas do governo federal “são sempre muito disputadas, e no caso dos ministros, por questões de segurança, só costumam ser confirmadas na própria semana da visita”.

A agenda oficial a ser anunciada nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde revelará eventuais outros compromissos de Alexandre Padilha em Dourados e em outros municípios de Mato Grosso do Sul.

Rosa Dantas destaca o trabalho das bancadas estadual e federal do PT que “tem se empenhado bastante para trazer ministros a Mato Grosso do Sul e, claro, também o presidente Lula, que é nosso maior sonho”.

Rosa dantas: “nossas bancadas têm se empenhado bastante para trazer ministros a Mato Grosso do Sul e, claro, também o presidente Lula, que é nosso maior sonho”.

A ambulância totalmente equipada para o serviço foi doada pelo Ministério da Saúde. Já a Secretaria Municipal de Saúde (Sems) irá aportar um recurso por meio de um aditivo, no sentido de custear as ações e a estimativa é destinar cerca de R$ 20 mil apoio aos serviços.

Segundo o secretário de Saúde Dourados, Márcio Figueiredo, “parte da equipe que compõe o Samu é formada por indígenas, que atuarão também como tradutor nos casos em que o paciente tiver dificuldade para falar em português”.

Para o prefeito Marçal Filho (PSDB), a ação representa um avanço significativo na política de atenção à saúde indígena, reafirmando o compromisso do município, bem como dos governos estadual e federal, com um atendimento mais inclusivo e humanizado.

Para o prefeito Marçal Filho, a ação representa um avanço significativo na política de atenção à saúde indígena

O novo serviço será integrado à Central de Regulação do Samu convencional e atenderá por meio do telefone 192. O atendimento seguirá os mesmos protocolos do Samu convencional. Após a avaliação inicial (anamnese), a equipe definirá o destino mais adequado para o paciente, que poderá ser o Hospital da Missão, a UPA ou hospitais da cidade, conforme a gravidade do caso.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS