fbpx

Desde 1968 - Ano 56

7.6 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioBrasilPrimavera: saiba o que prevê a meteorologia

Primavera: saiba o que prevê a meteorologia

20/09/2013 07h52

Estação meteorológica divulga prognóstico da Primavera

Por: Folha de Dourados

Começa no domingo (22), a estação mais florida do ano. Conforme informações da Estação Meteorológica da Universidade Anhanguera-Uniderp, a Primavera indica o início na mudança do regime de chuvas e temperaturas no Mato Grosso do Sul. Na Região Centro-Oeste, as chuvas são mais intensas, algumas vezes capazes de enchentes e inundações, principalmente, à tarde e início da noite. A estação marca o período de transição entre a estação seca (inverno) e a estação chuvosa (verão).

“Durante a primavera, as pancadas de chuva podem ser acompanhadas de trovoadas e rajadas de ventos, alguns acima dos 60kmh. Essas nuvens de trovoadas são originadas devido ao aumento do calor (termodinâmico) e da umidade que se intensificam gradativamente no decorrer da estação”, comenta o meteorologista Natálio Abrahão Filho.

Ele afirma ainda que, em algumas ocasiões, podem ocorrer fortes descargas elétricas aumentando a incidência de raios, fortes trovões e queda de granizo. Na Região Sul do Estado é esperado valor acima das médias de chuva nos meses de outubro e novembro nos totais mensais, sendo o regime praticamente irregular ao longo de toda a estação.

No trimestre outubro, novembro e dezembro, as temperaturas aumentam intensamente no Centro-Oeste. Outubro é o mês mais quente. “Seus valores absolutos ultrapassam os 35 graus e podem chegar aos 41 graus. No Centro-oeste do MS as temperaturas máximas podem atingir valores muito elevados em função da forte radiação solar e da maior frequência de dias com céu claro. Contudo, neste período, ainda podem ocorrer incursões de massas de ar frio que podem causar declínio da temperatura no sul e centro do estado ate meados de outubro”, esclarece o meteorologista.

A umidade relativa historicamente apresenta números baixos do meio para o fim do inverno teve mais uma vez, um dos menores índices da historia da climatologia no estado com 07% em agosto em Coxim e 10% em São Gabriel D’ Oeste. Pode, ainda, esperar valores mínimos abaixo dos 20% em alguns períodos no mês de outubro.

Chuvas – Em MS, a irregularidade da chuva poderá ser marcante, o que quer dizer, dias com alguma pancada de chuva intercalados com pequenos períodos de estiagem. “Isso deve ocorrer principalmente no mês de Outubro e parte de Novembro. O inicio das chuvas regulares não está definida nos modelos e a possibilidade de atraso do início da estação chuvosa é uma incógnita”, disse o meteorologista Natálio Abrahão Filho.

Primavera: saiba o que prevê a meteorologia

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS